Na FMVZ-USP, aulas sobre parto bovino passam a contar com tecnologia realística

Simulador de parto permite orientar de forma mais realística o processo de parto bovino

O Departamento de Reprodução Animal (VRA) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP acaba de adquirir um simulador bovino para treinamento  de parto que vai permitir aos alunos o treino mais realista desse tipo de procedimento.
O equipamento possui tamanho compatível com gado da raça Hereford Friesen. Traz um bezerro acomodado na cavidade uterina. Possui painel períneo, réplica da pélvis e esteira de aterrissagem para o recém-nascido. O Úbere (teta), tem tanque de leite com capacidade de simular leite mastítico. Todos os componentes internos são resistentes à água e removíveis para limpeza. 

Para a professora Claudia Barbosa Fernandes do VRA, responsável pela aquisição do simulador, os alunos de aulas como estática fetal e manobras obstétricas serão muito beneficiados. “O manequim propicia o treinamento repetido das técnicas obstétricas, sem a necessidade da utilização de peças de matadouro. Alem disso, o tamanho, textura e peso similar ao do bovino faz com que a percepção do discente seja a mais realística possível”, explicou.