Reitoria define etapas para o processo de progressão na carreira dos servidores técnicos e administrativos

Reitoria define etapas para o processo de progressão na carreira dos servidores técnicos e administrativos

O resultado e divulgação dos servidores contemplados pela progressão deverão estar disponíveis até o final de dezembro

Jornal da USP
29/10/2024
Por Adriana Cruz

A Reitoria definiu as etapas para análise e decisão sobre as progressões na carreira para os servidores técnicos e administrativos da Universidade. A portaria que regulamenta o processo foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 23 de outubro.

No último dia 15 de outubro, o Conselho Universitário aprovou, em sessão extraordinária, recursos da ordem de R$ 189.897.501,74 para a progressão, que representa a segunda fase do plano de carreira desse grupo, que já passou por um ciclo de gestão de desempenho, realizado entre os meses de agosto e setembro. Atualmente, a USP possui cerca de 13 mil servidores divididos nos grupos básico, técnico e superior. A retomada das atividades de avaliação e de progressão ocorre após mais de dez anos após o último processo desse tipo realizado na Universidade.

Carlos Gilberto Carlotti - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A progressão poderá ser horizontal ou vertical, equivalendo de 5% a 8% de aumento de salário no caso da progressão horizontal e de 4% a 36% no caso da progressão vertical, dependendo do nível ou grau de enquadramento. Os requisitos para pleitear uma das categorias da progressão estão relacionados aos resultados do ciclo de gestão de desempenho e estão disponíveis para consulta no Sistema Marteweb (disponível em portalservicos.usp.br/Menu/Minha Carreira/Ajuda).

“Além da reposição salarial que tem sido feita desde 2022 e da implantação do auxílio-saúde, a implementação da progressão salarial representa mais um passo em nosso projeto de valorização dos recursos humanos da Universidade. Nossa expectativa é que este processo atenda a um grande número de servidores, principalmente aqueles que nunca tiveram progressão salarial”, afirma o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para participar do processo de progressão na carreira, o servidor deverá preencher um requerimento (disponível em portalservicos.usp.br/Menu/ Minha Carreira/Minha Avaliação de Desempenho 2024/Meu requerimento para progressão), no período de 29 de outubro a 3 de novembro. A participação do servidor será voluntária.

O requerimento será avaliado pelos Comitês de Análise, que deverão ser formados pelos dirigentes no âmbito das unidades e órgãos. O resultado dessa análise deverá ser divulgado no dia 22 de novembro. Haverá, ainda, um período para a interposição de recursos. A efetivação das progressões deverá ocorrer até meados do mês de dezembro.

“Após mais de dez anos sem avaliação de desempenho e progressão de carreira aos servidores, esse processo torna-se um grande desafio. Do lado da avaliação, o desafio foi superado, pela atualização das competências relevantes aos servidores, por um processo com a escuta de chefes, pares e autoavaliação e a elaboração de um plano individual de desenvolvimento para cada servidor. Do lado da progressão, o desafio de atender, da forma mais justa possível, aqueles que nunca tiveram oportunidade de um processo de progressão desde o ingresso e os demais servidores”, considera o coordenador da Administração Geral (Codage) da Universidade, João Maurício Gama Boaventura.

Nos dias 29 e 30 de outubro, a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) ministrará duas palestras on-line sobre o processo de progressão, voltadas aos dirigentes e assistentes das unidades e órgãos.

Cronograma do processo de progressão
AçãoPrazo
Preenchimento e envio do requerimento pelos servidores29/10 a 03/11
Montagem dos Comitês de Análise31/10 a 04/11
Pareceres dos Comitês sobre os requerimentos recebidos05/11 a 14/11
Divulgação do resultado da decisão do dirigente22 de novembro
Recepção dos recursos25/11 a 29/11
Divulgação do resultado final09/12
Efetivação das movimentações no sistema do DRH12/12 e 13/12