Cães com câncer na região anal podem ajudar na busca do câncer em animais e humanos
Se você possui um cão com câncer anal e que ainda não recebeu nenhum tratamento, ele pode ajudar a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP na investigação sobre cura de câncer em animais e humanos. A pesquisa, que é conduzida pela doutoranda Karina D’Angelo Campos, tem como orientadora a professora Denise Tabacchi Fantoni e está sendo desenvolvida no Departamento de Cirurgia (VCI).
O objetivo do estudo é avaliar tumores perianais em cães e os efeitos de diferentes medicamentos anestésicos e analgésicos sobre a recuperação pós-cirúrgica e o sistema imunológico, além de investigar se existe correlação entre esses aspectos e o prognóstico da doença.
Podem participar cães de todas raças, gêneros e idades, desde que apresentem câncer suspeito ou confirmado na região anal (nódulo ou massa próximo ao ânus) e que ainda não tenham recebido tratamento. Devem ter comportamento dócil, ou não muito agressivo, e não estejam acometidos de doenças crônicas avançadas como doença cardíaca ou renal, entre outras.
Os proprietários que quiserem incluir seus animais na pesquisa devem entrar em contato com a pesquisadora pelo número (11) 960320242, até o dia 15 de maio, para obter mais informações para avaliação.