Professora da FMVZ-USP explica sobre o projeto Petmosfera

Saiba quais plantas são tóxicas para animais de estimação

Além de vômito e diarreia, elas podem causar problemas cardíacos e neurológicos nos pets

Texto: Carolina Muniz
Folha de São Paulo, 30/11/2024

Em reportagem para Folha de São Paulo, a professora Silvana Górniak, da FMVZ-USP, informa sobre a importância dos cuidados com plantas em casa ou no jardim, pois algumas são tóxicas para pets, podendo causar vômito, diarreia e até alterações cardíacas e neurológicas. A professora,  também coordenadora do projeto Petmosfera, que reúne informações sobre toxinas para cães e gatos, alerta que o risco é maior para filhotes, idosos ou animais entediados. Não é necessário eliminar essas plantas, mas é essencial mantê-las fora do alcance dos pets, o que pode ser mais difícil no caso de gatos. O texto também lista plantas com maior frequência de intoxicação ou sintomas graves.

Em caso de intoxicação, evite qualquer intervenção, como provocar ou impedir o vômito, pois isso pode agravar a situação. Leve o animal imediatamente ao médico-veterinário, levando, se possível, uma amostra ou identificação da planta ingerida para auxiliar no diagnóstico e tratamento.

Leia o texto na íntegra aqui.

Sobre o Petmosfera

O Projeto Petmosfera reúne todas as informações sobre plantas e alimentos tóxicos de maneira objetiva e simples para que o tutor de cães e gatos possa oferecer um ambiente seguro e saudável para o seu melhor amigo.

A ideia surgiu durante uma aula inspiradora de saúde pública do professor Fábio Gregori do curso de Medicina Veterinária da FMVZ-USP, e tornou-se cada vez mais completa com o apoio e orientação da professora Silvana Górniak. Dessa forma, é um grande projeto elaborado por alunos e professores com o objetivo de desenvolver ações de educação voltadas a sociedade.

Para mais informações do projeto, clique aqui.