Semana de Recepção ao Calouros da FMVZ de 2024 é a melhor da USP

Comissão de Recepção ao Calouros da FMVZ de 2024 é a melhor da USP

Apresentação da CDR à Turma 105, os calouros  Foto: Larissa Souza FMVZUSP Imagens

No dia 27 de junho,  a contece a cerimônia de entrega do Prêmio Troféu “Recepção Legal”, conferido às unidades da USP  que desenvolveram as melhores atividades  para a recepção dos novos alunos de 2024. O evento acontece às 13 horas, na Sala da Congregação da FEA-USP.


O Prêmio teve 41 inscrições; apenas a Faculdade de Educação não se candidatou. Destas, três foram premiadas e a FMVZ receberá,  como principal vencedora, o valor de R$ 4 mil para a aquisição de equipamentos de informática para uso de alunos da graduação e ainda  a posse provisória da escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross. Também foram vencedoras a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e a Escola Politécnica.

A Semana na FMVZ

Segundo o relatório de conclusão da comissão avaliadora a  FMVZ, mantendo a tradição de elaborar uma cuidadosa e bem planejada Semana de Recepção aos Calouros (SRC), voltou a se destacar entre as unidades participantes. Partindo do tema institucional da USP “Viver a USP é melhor que sonhar”, foi criado o subtema “Bem-Vindos ao Vetverso: O multiverso da veterinária”. 

Acolhimento

Os primeiros contatos presenciais foram realizados na sexta-feira anterior à SRC, com presença de alunos e professores. Um grupo de alunos foi até a estação Butantã do metrô para trazer os calouros à Faculdade. Informações sobre alergias e restrições alimentares foram obtidas antecipadamente para a escolha  dos alimentos a serem oferecidos durante a SRC, assim como as preferências musicais. Durante os eventos presenciais a trilha sonora tornava o novo ambiente mais familiar e convidativo.

Alunos formados em 1974 tiveram participação na programação, assim como os pais dos ingressantes.Um imenso trabalho, entre a comissão organizadora, foi feito para discutir o que significa ser um médico-veterinário e seu universo formado por animais, projetos sociais ou de pesquisas, áreas de atuação e atividades extracurriculares. Então, foi criado o conceito de vetverso, onde cada aluno construirá seu próprio universo dentro do multiverso da Medicina Veterinária.

A programação desenvolvida entre 26 de fevereiro e 1º de março, contou ainda com outras atividades como a adoção do calouro pelo veterano para integração e acolhimento; visitas aos diferentes setores da instituição; orientação de que nenhuma forma de violência física ou moral seriam admitidas, principalmente no período da recepção. Foram divulgados claramente os meios de comunicação da USP de denúncias para esses fins (Disque-Trote) e outras informações de segurança para tornar o ambiente universitário seguro e acolhedor. 

Palestras culturais, científicas, gincanas, atividades esportivas, de solidariedade social, de acolhimento (Acolhe USP) e plantio de árvore símbolo da nova turma completaram as atividades da SRC.

Esforço coletivo  

“O Prêmio é o resultado de um trabalho em equipe, no qual os membros da Comissão de Recepção (CDR) e os alunos do segundo ano idealizam e organizam a SRC para acolher os alunos ingressantes.  É delicioso ver o comprometimento, empenho, criatividade deles”, explica a professora Mayra Elena Ortiz Assumpção, uma das coordenadoras da CDR.  Segundo ela, isso aproxima muito os participantes.

“Temos tempo de nos conhecer, de trabalhar juntos e isso cria um vínculo incrível, que perdura por toda a trajetória deles na Faculdade. Para os calouros, ser bem recebido, acolhido faz toda a diferença. A USP é um mundo desconhecido e, na primeira semana, podermos realizar um trabalho mais próximo com eles, faz com que esse momento seja feliz e motivador”,  conclui.

Foram sete meses de planejamento, reuniões semanais, cotações, negociações e muita dedicação. A CDR, formada por um total de 13 alunos e alunas de graduação, recebeu a notícia do Prêmio com muita alegria. “Depois de tanto esforço, é muito gratificante ver que fomos recompensados. Mas essa conquista não é apenas da CDR 104, mas também dos professores da Comissão de Graduação, dos patrocinadores e principalmente dos calouros da Turma 105, os ingressantes, que são a verdadeira razão e motivação por traz de todo nosso empenho”, analisa Isabella Martin Lourenço, membro da CDR vencedora.

Erich Cavaca, outro organizador, explica que “durante todo o período, tentamos retribuir um pouco do que a CDR de 2023 proporcionou a nós, assim como a cada momento e apoio que recebemos dos veteranos e participantes das CDRs anteriores, sem os quais, nada disso teria sido possível. Agora continuamos trabalhando para que a próxima Semana de Recepção aos Calouros seja ainda melhor”, finalizou.

Histórico de premiação

 A FMVZ ganhou o prêmio de melhor Semana de Recepção nos anos de 2009, quando a professora Camila Infantosi Vannucchi era a coordenadora da Comissão de  Recepção (CDR); em 2021, em que as coordenadora eram as professoras Maria Lucia Zaidan Dagli e  Mayra Elena Ortiz Assumpção e em 2024, os coordenadores  foram as professoras Silvia Gaido Cortopassi e Mayra Elena Ortiz Assumpção e o professor Antonio Chaves de Assis Neto.

Imagem da capa: parte do folder informativo da Semana de Recepção aos Calouros e a escultura da artista plástica Carmela Gross, em foto de Marcos Santos/USP Imagens