Peça do Museu da FMVZ-USP é capa premiada de revista americana

Peça do Museu da FMVZ-USP é capa premiada de revista americana

Em 30 de maio, na cidade americana Lexington (Kentucky) foi realizado o prêmio  American Horse Publications 2020, que classificou em terceiro lugar a Revista Hoof Search, edição de março de 2019. Na capa, a publicação estampa a foto de uma pelve de equino, peça que pertence  ao acervo do Museu de Anatomia Veterinária Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva (MAV) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, há mais de 30 anos.  A revista é um indexador utilizado por pesquisadores e por todas as bibliotecas de Medicina Veterinária do mundo. 
 
Promovido pela Associação Americana de Equinos, há 50 anos, o Prêmio é considerado nos Estados Unidos um dos mais importantes da área e  avalia critérios de conteúdo e design das publicações impressas. Foi realizado on-line, devido às restrições devido à pandemia de coronavírus, e contou com 731 inscrições e 111 concorrentes.
 
A foto, que pode ser  conferida aqui, faz parte de uma coleção disponibilizada pela plataforma colaborativa Wikipédia  e  foi muito elogiada pela diretora da revista premiada, Fran Turga, na mensagem de comunicação da classificação da Revista. A disponibilização foi possível graças a um projeto que envolveu a plataforma e o MAV, coordenado por seu especialista Maurício Cândido da Silva. Segundo ele, o registro fotográfico da coleção de cerca de 90% do acervo do Museu foi realizado entre 2016 e 2017 e contou com a parceria do professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Wagner de Souza e Silva. 
 
Inicialmente, a parceria tinha o objetivo de fazer o registro documental e a criação do acervo fotográfico das peças. Mas, ao tomar conhecimento do resultado desse trabalho e de sua qualidade técnica e artística, o professor André Frasão, do Instituto de Biociências (IB) da USP, iniciou tratativas com o professor João Alexandre Peschanski, um dos coordenadores da Wikipédia no Brasil, para criação de um repositório e disponibilização de todo o acervo fotográfico para uso livre”, explicou Silva.
 
O MAV foi um dos primeiros museus brasileiros a disponibilizar gratuitamente imagens em alta qualidade e resolução na plataforma colaborativa, que está entre as 10 mais acessadas no mundo para consulta livre. Várias imagens foram premiadas pela própria Wikipédia de acordo com  critérios de qualidade artística e valores  informativo e educativo. “Desde  a disponibilização, a coleção vem circulando abertamente e divulgando o MAV e a FMVZ USP pelo mundo todo,” destaca Silva.
 
“As imagens foram licenciadas para uso livre, pois preferimos ganhar em divulgação e não em dinheiro”, explica Francisco Javier Hernandez Blazquez, diretor do MAV. “Esperemos que elas sejam utilizadas para mais iniciativas e que sirvam a todos os públicos”, concluiu.   
                                Capa premiada.
 
Mais informações para a imprensa: mavfmvz@usp.br

 

Foto: Wagner de Souza e Silva – Pelve de equino/Acervo MAV