Novas versões dos símbolos da Faculdade já estão disponíveis

Diretoria da Faculdade lança nova versão do brasão e da logomarca

Conforme solicitação do diretor José Antonio Visintin à Comissão Gestora dos Sites e da Identidade Visual, os dois símbolos da FMVZ foram  reestilizados  e aprovados na reunião da Congregação de 21 agosto de 2024.  Eles devem substituir os anteriores a partir de 30 de outubro de 2024.

À logomarca da Faculdade foi incorporado o ano de sua fundação (1919), seguindo o padrão assimilado ao brasão em 2020.  Além disso, foi aplicada uma nova técnica de vetorização à imagem da Minerva em ambos os símbolos, resultando em um desenho reestilizado com significativa melhoria na resolução. Agora, apresenta detalhes mais visíveis e refinados que a arte original,  criada pelo artista plástico Floreal Arias em 2004, com a técnica de lápis sobre papel.

Já o brasão foi aprimorado resultando em uma maior nitidez na resolução de todos os seus elementos, permitindo melhor leitura do texto, mesmo em aplicações menores, o que antes representava um desafio. O fundo também foi cuidadosamente ajustado para proporcionar mais harmonia visual e contextualizar a imagem principal, sem sobrecarregar ou interferir nos elementos gráficos essenciais, como as formas e linhas que compõem o emblema.

O presidente da Comissão,  Alexandre Merlos Ruiz  avalia que a melhoria na resolução das imagens garante que os elementos visuais permaneçam nítidos e claros em diferentes tamanhos e contextos. “Essa clareza visual fortalece a identidade da instituição, criando uma percepção mais profissional e coesa,” explicou.

Os arquivos e orientações para os usos e aplicações estão disponíveis na página da Comissão Gestora dos Sites e da Identidade Visual da Faculdade, na Intranet, https://intranet.fmvz.usp.br/comissaosites.

Já para o público externo, foi criada uma página dedicada aos símbolos FMVZ, disponível em: https://comunica.fmvz.usp.br/simbolos-fmvz.

As dúvidas podem ser enviadas pelo formulário disponível na Intranet, as quais serão sanadas prontamente pela equipe da Comissão.

"Acreditamos que com estas alterações conseguimos alcançar um nível de qualidade que faz jus à tradição e à reputação de excelência da FMVZ. É uma grande responsabilidade, honra e privilégio poder oferecer esses novos símbolos, que representam mais fielmente nossa história, valores e compromisso contínuo com a inovação e a qualidade. Esses símbolos reforçam não apenas nossa identidade visual, mas também refletem o cuidado com o legado institucional e o futuro que estamos construindo."
WhatsApp Image 2024-10-30 at 13.06.07 - Copia
Alexandre Merlos Ruiz
Presidente da Comissão Gestora dos Sites e da Identidade Visual

A comissão gestora dos sites e da identidade visual

A Comissão, em parceria com a Diretoria e o Serviço de Comunicação e Eventos, atua para promover a aplicação dos símbolos institucionais de forma correta e em alta qualidade, fortalecendo a identidade visual da FMVZ. Isto não só facilita o reconhecimento da marca, como também ajuda na associação mais imediata e forte entre a imagem e a instituição, elevando a confiança e o engajamento dos públicos interno e externo. Para tanto, trabalha na criação de materiais de orientação para aplicação da identidade visual, disponibilizando os recursos abaixo:

Em breve estarão disponíveis, também:

  • Cartão de visita.
  • Mais modelos de apresentação.
"Proteger a marca da FMVZ é responsabilidade de todos. Os símbolos transmitem a essência do que é a Faculdade, reforçam a sua identidade e dão credibilidade às ações por ela desenvolvidas. Quando utilizados de forma inadequada, cria-se um ruído na comunicação, o que gera dúvida sobre a veracidade das informações; perde-se credibilidade. Já tivemos caso de uma pessoa ligar pra ter certeza de que um determinado curso divulgado por alunos era realmente nosso, pois o material não era parecido com os que utilizávamos usualmente. Isso é o reconhecimento de que estamos no caminho certo da proteção da marca e da identidade visual da nossa instituição. E para que continuemos nessa direção, é preciso que todos os membros da comunidade estejam atentos às diretrizes de uso dos símbolos e da identidade visual da Faculdade."
Ivete Fortunato
Ivete Aparecida Silva
Chefe do Serviço Técnico de Comunicação e Eventos

Um pouco de história

Criada em (2008) pelo então funcionário da Biblioteca,  Alexandre Merlos Ruiz, a logomarca teve o objetivo de destacar a palavra Veterinária e sua associação à Universidade de São Paulo. Em 2018, a pedido do então diretor José Antonio Visintin, Ruiz substituiu a palavra Veterinária pelas iniciais FMVZ-USP, de maneira a fortalecer a associação como nossa marca.

Em 24 de junho de 2020, foram aprovados pela Congregação da Faculdade novos modelos do brasão e da logo. O primeiro passou a incorporar as siglas FMVZ-USP e o ano de sua criação (1919). Na ocasião, houve uma sensível melhoria na qualidade da resolução dos elementos gráficos.