Diretoria da Faculdade lança nova versão do brasão e da logomarca
Conforme solicitação do diretor José Antonio Visintin à Comissão Gestora dos Sites e da Identidade Visual, os dois símbolos da FMVZ foram reestilizados e aprovados na reunião da Congregação de 21 agosto de 2024. Eles devem substituir os anteriores a partir de 30 de outubro de 2024.
À logomarca da Faculdade foi incorporado o ano de sua fundação (1919), seguindo o padrão assimilado ao brasão em 2020. Além disso, foi aplicada uma nova técnica de vetorização à imagem da Minerva em ambos os símbolos, resultando em um desenho reestilizado com significativa melhoria na resolução. Agora, apresenta detalhes mais visíveis e refinados que a arte original, criada pelo artista plástico Floreal Arias em 2004, com a técnica de lápis sobre papel.
Já o brasão foi aprimorado resultando em uma maior nitidez na resolução de todos os seus elementos, permitindo melhor leitura do texto, mesmo em aplicações menores, o que antes representava um desafio. O fundo também foi cuidadosamente ajustado para proporcionar mais harmonia visual e contextualizar a imagem principal, sem sobrecarregar ou interferir nos elementos gráficos essenciais, como as formas e linhas que compõem o emblema.
O presidente da Comissão, Alexandre Merlos Ruiz avalia que a melhoria na resolução das imagens garante que os elementos visuais permaneçam nítidos e claros em diferentes tamanhos e contextos. “Essa clareza visual fortalece a identidade da instituição, criando uma percepção mais profissional e coesa,” explicou.
Os arquivos e orientações para os usos e aplicações estão disponíveis na página da Comissão Gestora dos Sites e da Identidade Visual da Faculdade, na Intranet, https://intranet.fmvz.usp.br/comissaosites.
Já para o público externo, foi criada uma página dedicada aos símbolos FMVZ, disponível em: https://comunica.fmvz.usp.br/simbolos-fmvz.
As dúvidas podem ser enviadas pelo formulário disponível na Intranet, as quais serão sanadas prontamente pela equipe da Comissão.
A comissão gestora dos sites e da identidade visual
A Comissão, em parceria com a Diretoria e o Serviço de Comunicação e Eventos, atua para promover a aplicação dos símbolos institucionais de forma correta e em alta qualidade, fortalecendo a identidade visual da FMVZ. Isto não só facilita o reconhecimento da marca, como também ajuda na associação mais imediata e forte entre a imagem e a instituição, elevando a confiança e o engajamento dos públicos interno e externo. Para tanto, trabalha na criação de materiais de orientação para aplicação da identidade visual, disponibilizando os recursos abaixo:
- Incubadora de sites.
- Gerador de modelos e documentos (Intranet).
- Modelos de apresentação para Powerpoint, Google Meet, Zoom, entre outros (Intranet).
- Manual de Uso da Marca (Intranet).
Em breve estarão disponíveis, também:
- Cartão de visita.
- Mais modelos de apresentação.
Um pouco de história
Criada em (2008) pelo então funcionário da Biblioteca, Alexandre Merlos Ruiz, a logomarca teve o objetivo de destacar a palavra Veterinária e sua associação à Universidade de São Paulo. Em 2018, a pedido do então diretor José Antonio Visintin, Ruiz substituiu a palavra Veterinária pelas iniciais FMVZ-USP, de maneira a fortalecer a associação como nossa marca.
Em 24 de junho de 2020, foram aprovados pela Congregação da Faculdade novos modelos do brasão e da logo. O primeiro passou a incorporar as siglas FMVZ-USP e o ano de sua criação (1919). Na ocasião, houve uma sensível melhoria na qualidade da resolução dos elementos gráficos.