FMVZ homenageia professor José de Angelis Cortes do VPS

Professor do VPS recebe homenagem da FMVZ-USP

Professor De Angelis entre o professores José Soares Neto, do VPS e José Antonio Visintin, diretor Fotos: Ivete Silva FMVZ-USP Imagens

Em sessão realizada em 21 de  agosto de 2024, o professor aposentado José de Angelis Cortes, do Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Animal (VPS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, recebeu dos membros da Congregação da Faculdade o título de Professor Emérito, por suas relevantes contribuições na idealização, implementação e condução do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses.

Sobre o homenageado

Natural do estado de Sergipe, Cortes  graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense em 1963, sendo eleito o melhor aluno de sua turma. Obteve o título de Doutor em 1973, já na FMVZ-USP.  Ingressou como docente do VPS em maio de 1969, onde foi chefe do departamento de 1975 a 1977 e de 1981 a 1982. Desenvolveu atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, com destaque para a coordenação dos trabalhos que resultaram na criação do Curso de Mestrado, em 1983, e de Doutorado, em 1989, em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses. onde percorreu todos os degraus da carreira, chegando a Professor Titular em 1982. 

Contribuições ao País

Na sua trajetória, entre 1972 e 1974, destaca-se sua coordenação no Curso de Especialização em Epidemiologia e Profilaxia da Febre Aftosa, resultado de convênio entre  a USP, o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e a Organização Pan-Americana da Saúde.

Representou a FMVZ na Comissão Estadual de Combate à Febre Aftosa nos períodos de 1970 a 1976 e de  1976 a 1978, participando do planejamento, instalação e desenvolvimento dos trabalhos do Grupo Executivo Estadual de Combate à Febre Aftosa do Estado de São Paulo, por meio de convênio firmado entre a USP e o Mapa. Em 1976, também integrou a Comissão Permanente de Controle da Raiva no Estado de São Paulo, como representante da FMVZ . Em 1980, foi assessor técnico junto à Secretaria Nacional de Defesa Sanitária Animal do Mapa para elaboração de normas e procedimentos e Programa de Combate à Peste Suína implantado no País.

De acordo com justificativa do atual chefe do VPS professor Marcos Bryan Heinemann apresentada à Congregação “sua vivência e contatos com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e também com colegas dos Serviços Veterinários Oficiais, foram decisivos para compor uma massa crítica de excelência que garantiram o sucesso de programas de pós-graduação nas áreas pioneiras de Epidemiologia e Zoonoses”.

Em parecer favorável à outorga do título, a professora do Departamento de Cirurgia Julia Maria Matera, escreve que “deve-se destacar a atuação memorável do professor De Angelis no departamento VPS e em todas as instâncias administrativas da FMVZ-USP como líder e pioneiro, contribuindo para a manutenção de um ambiente de tolerância e respeito que deve permear o meio acadêmico”.

Ao professor De Angelis, a FMVZ concede sua homenagem.