Museu de Anatomia Veterinária: atuação durante a pandemia

Atuação do MAV durante o isolamento social

O Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ USP terminou o ano de 2019 com 13.552 atendimentos entre visitas individuais  e 261 grupos, o que corresponde a 72% do total de visitantes. Permaneceu fechado durante o isolamento social determinado pelos órgãos oficiais de saúde do País, até novembro de 2021.

Durante esse período,  foi criado o Instagram institucional e atualizado o mailing  que reúne mais de 400 escolas que já visitaram a instituição. Também foram mantidas as  publicações do Destaque do Mês, postagem  em que alunos, bolsistas e estagiários do MAV selecionam um exemplar da exposição para  interpretar e relacionar a temas ligados às áreas de Medicina Veterinária, Biologia, Paleontologia, Geografia, Saúde, entre outras. Como resultado é produzido um artigo com a supervisão da coordenação do Museu e divulgado nas mídias digitais. Até o momento foram lançados 30 destaques que podem ser conferidos aqui.

Semelhante ao Destaque do Mês, mas reunindo informação em vídeo, outra publicação foi criada para manter a ligação com os públicos. Trata-se do Minuto MAV que consiste em uma série de vídeos educativos em que os alunos escolhem um tema para ser abordado e aprofundado, a partir do acervo.

Até o momento foram criados quatro vídeos (Todos os répteis trocam de pele?; Jacarés e crocodilos são os mesmos animais?; Cavalos e jumentos, qual a diferença? e Por que alguns animais hibernam?). Eles estão disponíveis no Instagram, e em breve também poderão ser acessados pelo site do MAV.  “Esse trabalho permitiu uma comunicação mais direta com professores, coordenadores pedagógicos e diretores de grupos escolares, fortalecendo assim a fidelização de escolas aos programas educativos criados e oferecidos”, destaca Mauricio Candido Silva, chefe do MAV.

Ainda durante a pandemia, foram feitas restaurações em peças, algumas vitrinas foram substituídas e foi reformulado todo o sistema de iluminação. Uma base de dados das coleções foi criada, a partir do inventário do acervo, o que, segundo Silva, permitiu melhorar os processos de gestão e de salvaguarda do patrimônio.

Visitação
De terça a sexta, das 9h às 17h.
Aos sábados, das 9h às 14h.

Durante as visitas é obrigatório o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social.

Agendamento
Só os grupos precisam agendar a visita previamente. Basta acessar o Sistema de Agendamento Eletrônico do MAV.

Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP.

A disponibilidade de horários e os protocolos de acesso ao Museu podem ser alterados a qualquer momento, conforme evolução do cenário da pandemia covid-19 e orientações da administração da Universidade.