Livro Comunidades e Famílias Multiespécies: aportes à Saúde Única em periferias terá lançamento dia 1º de junho
Texto: Assessoria de Comunicação do IEA USP
Comunidades e famílias multiespécies: aportes à Saúde Única em Periferias é o segundo título da Coleção Democracia, Artes e Saberes Plurais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Com a participação de 29 autores, entre estudantes, pesquisadores e professores, o livro apresenta dados e reflexões elaboradas a partir de dois projetos acadêmicos realizados no entorno da universidade: um censo domiciliar e um conjunto de intervenções dedicadas à promoção da saúde nas periferias, ambos protagonizados por sujeitos periféricos.
Organizado por Oswaldo Santos Baquero e Érica Peçanha, o livro conta com a participação de pesquisadores e parceiros da Rede SUP (Saúde Única em Periferias) e do projeto DASP (Democracia, Artes e Saberes Plurais) em textos que apresentam um repertório de ações educativas no campo da saúde e de discussões sobre periferias epistemológicas, urbanas e animais, além de uma série de vivências em torno desses temas.
São artigos, ensaios e textos literários que discutem o caráter multiespécie das periferias paulistanas e seus desdobramentos para a compreensão da situação ambiental, relações familiares, saúde e doença e processos de marginalização a que estão submetidas não apenas a população humana, mas também outras espécies animais e vegetais presentes nesses territórios.
Trata-se, portanto, de uma contribuição aos estudos multiespécies e à promoção da saúde em contextos populares com base Saúde Única em Periferias, um campo de práxis relativo à vivência, ao entendimento e à transformação de coletivos multiespécies marginalizados.
A partir de 1º de junho de 2022, o livro ficará disponível para download gratuito nos sites do IEA-USP (http://www.iea.usp.br/publicacoes) e da Rede SUP (www.saudeunicaemperiferias.com), além do Portal de Livros Abertos da USP (http://www.livrosabertos.sibi.usp.br).
Edição
Instituto de Estudos Avançados da USP, Rede SUP e Amavisse.
Realização
Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Parcerias
USP, Itaú Cultural, Observatório Itaú Cultural e Fundação Tide Setubal.