Insalubridade e Frigoríficos – inscrições abertas até 13 de julho

Até o dia 13 de julho, estão abertas as inscrições para a série de  webnários Insalubridade e Frigoríficos, organizada pelo projeto da rede extensionista Saúde Única em Periferias (SUP), coordenado pelo professor Oswaldo Santos Baquero do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS).

A série vai discutir os problemas de saúde e de biossegurança nos frigoríficos; condições de trabalho; tipificação de riscos; e transbordamento da violência, sofrida por animais e trabalhadores, para as famílias e comunidades vizinhas.

Segundo o professor Baquero, o trabalho em frigoríficos é precarizado e, normalmente,  realizado por quem não encontra melhores opões. “É o caso dos migrantes pobres que muitas vezes suportam discriminação racial, xenofobia, e vulnerabilidades socioeconômicas nessas condições de trabalho”, explica.

De acordo com as pesquisas que serão apresentadas no evento, essa precarização se reflete nas evidências empíricas de aumento dos índices totais de detenção, nas comunidades  do entorno desses espaços,  por crimes violentos e sexuais.

Para Baquero, é um trabalho onde a violência praticada contra seres sencientes, reduzidos a mercadorias, também escapa aos protocolos de biossegurança. “Por tudo isso, os frigoríficos são periferias que marginalizam coletivos multiespécie e fazem parte da cartografia do SUP Periferias”, justifica.

Tais aspectos serão discutidos por meio de quatro apresentações sobre pesquisas revisadas e aprovadas por pares acadêmicos e uma discussão sobre o documentário Carne, Osso  realizado em 2011, pela Organização Não Governamental Repórter Brasil.

O evento é gratuito e  acontece de 13 a 17 de julho, das 19 às 21 horas, pelo canal do SUP no Youtube. Os inscritos vão receber certificados pela participação em cada tema.

Os organizadores orientam que, em caso de interrupção nas transmissões, novos links poderão ser encontrados no canal da Rede SUP no YouTube, no perfil do Instagram (@rede_sup) e encaminhados pelos e-mails dos inscritos.

Inscrições

Programação  

Leituras sugeridas
1. Segata, J., Muccillo, L., & Beck, L. (2020). A COVID-19 E O CAPITALISMO NA
CARNE. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, 8(1), 354-373.
2. Marra, G. C. (2019). Saúde e processo de trabalho em frigoríficos: da necessidade ao
adoecimento. Tese de doutorado. Fundação Oswaldo Cruz.
3. Granada, D., Grisotti, M., Detoni, P. P., Cazarotto, R., & Oliveira, M. C. D. (2021). Saúde e
migrações: a pandemia de Covid-19 e os trabalhadores imigrantes nos frigoríficos do Sul do
Brasil. Horizontes Antropológicos, (59), 207-226.
4. Fitzgerald, A. J., Kalof, L., & Dietz, T. (2009). Slaughterhouses and increased crime rates:
An empirical analysis of the spillover from “The Jungle” into the surrounding community.
Organization & Environment, 22(2), 158-184.

Mais informações: redesup@usp.br

Crédito da ilustração da matéria: 
TRABALHADORES . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra64652/trabalhadores>. Acesso em: 06 de Jul. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7