FMVZ-USP tem funcionário na equipe do governo federal

Funcionário da FMVZ faz parte da equipe do governo federal

O funcionário Mauricio Candido da Silva, chefe do Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP, foi recomendado pelo Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus para fazer parte do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (CNPC) do governo federal. A cerimônia de posse e a primeira reunião do  Conselho ocorreu no início de abril de 2023, no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em Brasília.

Ao todo, 18 membros da sociedade civil fazem parte do CNPC, sendo sete de diferentes organizações e entidades culturais de atuação nacional, dentre eles: três membros de expressões artísticas, um do patrimônio cultural, um da cultura popular, um das culturas indígenas e um membro das expressões culturais afro-brasileiras.  Silva é um deles, representando Museus como entidade ligada ao patrimônio cultural.

Para Silva,  sua participação é uma grande oportunidade para a maior aproximação e alinhamento das orientações museais do governo federal com a sociedade civil.   Ele analisa que “será uma experiência ímpar para o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de políticas públicas para a cultura”. Esclarece que sua participação  será pautada pela ampliação da rede de relações institucionais e contribuição para o desenvolvimento de uma política nacional para a cultura, sem prejuízos ao desenvolvimento do seu trabalho na FMVZ-USP.

“Agradeço o apoio e motivação da direção da Faculdade para a minha participação neste importante processo de trabalho”, finalizou.