FMVZ USP além da sala de aula

Alunos da FMVZ têm aula o dia todo e ainda reuniões de grupos à noite. Com tanta atividade acadêmica, como será que está a prática de atividades físicas deles? Possivelmente os participantes da Atlética arrumam tempo para a prática esportiva, mas e os demais? Pensando em oferecer uma alternativa para que todos possam sair do sedentarismo, no mês de junho foi instalado um bicicletário próximo ao Centro Didático. A ação pretende incentivar o uso da “magrela” como meio de locomoção e, por consequência, permitir a aquisição de hábitos saudáveis. Segundo as principais revistas voltadas para as questões sobre vida saudável, andar de bicicleta gasta em torno de 300 calorias por hora.

A prática de atividade física também pode contribuir para a saúde mental, além do fortalecimento muscular, aumento da capacidade cardiopulmonar e perda de peso, traz benefícios como melhora do sono, humor e memória.

O aumento da aptidão física reduz as chances da pessoa desenvolver doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, hipertensão, doenças coronarianas e diabetes, além de diminuir também o risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão.

Entre os funcionários,  a bike é companheira fiel de Leandro Chiaratti Ayres  e Alberto Massao Kawai, ambos da Assistência Financeira. Ayres começou a utilizá-la porque em 2016 alugou um apartamento sem garagem, a 10 km de distância da Faculdade. Os gastos com manutenção mensal são de aproximadamente R$ 100, mas ganha muito em disposição, tempo e dinheiro. “De carro eu gastava de 35 a 40 minutos para chegar no trabalho e com custo alto, agora, chego com 25 a 30 minutos e ainda venho curtindo o trajeto”, destacou.

Já Kawai mora muito perto do trabalho. Os amigos costumam brincar dizendo que ele nem pedala; vem no embalo e chega em cinco minutos. De fato, é  mesmo esse tempo para percorrer os 900 metros que o separa do trabalho; caminhando levaria 20 minutos. Diz, enfático, que ganha em tempo e em fôlego e que não gasta quase nada de manutenção.

Quer sair do sedentarismo?

Para sair do sedentarismo é necessário gastar no mínimo 300 calorias por dia. Assim, é possível diminuir a probabilidade de morrer mais cedo. É o que diz um estudo realizado em 1970, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que ainda é referência até para normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para saber sobre consumo e gasto calórico, ouça aqui a coluna da Rádio USP Corpo e Movimento, com José Carlos Farah, da Raia Olímpica da USP.

Alternativa para quem não gosta de pedalar

Em 2017, uma iniciativa do Banco Santander trouxe para a Faculdade uma estação de ginástica, alongamento e fortalecimento muscular. Em uma área arborizada  e aberta, localizada entre o restaurante e o Grêmio dos Funcionários, os equipamentos permitem a prática de vários exercícios e ficam à disposição de toda a comunidade.

É preciso partir para a ação. As oportunidades estão bem próximas de nós. oportunidades