Aproximação entre residentes do Hovet e HU rendem bons frutos

Na USP, residentes do Hovet da FMVZ participam de atividade do Hospital Universitário

Fotos: Carla Belli

Na USP, em 24 de outubro de 2023, residentes do  Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) participaram da II Semana de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário da USP  “Comunidades compassivas: juntos para cuidados paliativos”.

O evento, que ocorreu de 23 a 25 de outubro, contou no dia 24 com a palestra “A Intersecção da Saúde Única com os Cuidados Paliativos: a experiência dos residentes de Medicina Veterinária da USP no HU”, ministrada pela professora Sílvia Regina Ricci Lucas, que contextualizou o tema, e pelos médicos-veterinários residentes Marina Ponstein Shiroma e Yuri Ferreira Vicentini, que transmitiram suas experiências. A apresentação foi seguida por uma mesa-redonda  que destacou o interesse dos presentes pelo assunto.

A aproximação entre o Programa de Residência do Hovet e o HU teve início com a colaboração surgida no período da pandemia. Naquele momento, muitos dos  residentes do Hovet participaram de atividades como orientação telefônica para quem procurava por atendimento e auxílio na gestão de leitos para pacientes com covid-19.

A professora Carla Belli, responsável pelo Programa de Residência do Hovet, analisa que “essa aproximação tem possibilitado experiências enriquecedoras para os nossos residentes por meio da passagem por serviços no HU e, também, para os docentes pela troca de conhecimentos em diferentes áreas”.

Segundo ela, tal parceria  ainda gerará novos desdobramentos e colaborações. ” O HU já nos tem manifestado novas demandas. Aguardem novas informações”, conclui.