Dermatologia Veterinária brasileira perde um de seus principais representantes
O professor Carlos Eduardo Larsson, um dos grandes nomes da Medicina Veterinária do Brasil faleceu no dia 8 de outubro, em decorrência de um câncer. Era Professor Titular do Departamento de Clínica Médica (VCM) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, onde se aposentou em 2022.
Reconhecido como uma das maiores referências nacionais e internacionais na Dermatologia Veterinária, se destacou por sua perspectiva inovadora e habilidades de liderança. Seu empenho em alcançar a excelência acadêmica e na prática clínica teve um impacto significativo em profissionais, não só no Brasil, mas em toda a América Latina e até no exterior.
Em 1984, seu compromisso com a educação e a formação de novos profissionais o levou a idealizar e concretizar a criação do Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Este trabalho foi o primeiro voltado à especialidade, criado em hospita-escola veterinário nas Américas Central e do Sul, e impactou a vida de mais de 115 mil pacientes. Serviço, onde seu filho, o Dr. Carlos Eduardo Larsson Júnior, dá continuidade ao seu legado.
Mestre e doutor em Saúde Pública pela USP, pós-doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, e especialista em Dermatologia Veterinária desde 2018, Larsson é autor de 117 trabalhos científicos, 47 capítulos de livros produzidos no Brasil e na Argentina, e co-autor de duas edições do “Tratado de Medicina Externa – Dermatologia Veterinária”, obra indispensável para a biblioteca de clínicos, dermatólogos, estudantes, hospitais e faculdades.
Participou de entidades de classe, foi um dos fundadores e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária e ocupou a cadeira nº 9 da Associação Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet). Atuou no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) como conselheiro efetivo de 2018 a 2024. Em reconhecimento ao seu notável trabalho, em 2017, foi agraciado pelo Prêmio “Max Ferreira Migliano”, uma honraria que celebra os profissionais de destaque na área de Clínica Médica-Veterinária.
Em 2024, recebeu o título de Diplomado Honorário do Colégio Latino-Americano de Dermatologia Veterinária (LACVD) por suas grandes contribuições para a Dermatologia Veterinária no Brasil e na América Latina.
“Nada faria de diferente. Vivi e dediquei-me por algo que acreditava e sonhara. Não me arrependo de nada e, tampouco, me vanglorio. Fiz o que deveria, no mínimo, ter realizado e recebi a recompensa justa por fazer”. Declaração feita em matéria do Portal Cães e Gatos, em 2017.
A Diretoria da FMVZ-USP presta homenagem ao primoroso legado que Carlos Eduardo Larsson deixa para a Faculdade e seus alunos, para a Medicina Veterinária brasileira e para o mundo. Suas contribuições estarão perpetuadas em cada um que teve o privilégio de seu convívio.