Cepen pet da FMVZ-USP realiza homenagem e expansão
No dia 29 de setembro, o Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen pet), do Departamento de Nutrição Animal (VNP) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP reuniu convidados no campus “Fernando Costa” da USP, em Pirassununga (SP) para ação solene em homenagem ao professor Márcio Brunetto, falecido em abril/2023, idealizador e coordenador do Centro. Na ocasião foi anunciado o novo nome do espaço que passou a se chamar “Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos – Prof. Dr. Márcio Brunetto”.
Os convidados que formaram a mesa foram o diretor da FMVZ-USP José Antonio Visintin e o vice-diretor Marcos Veiga dos Santos; o diretor-presidente da PremieRpet® Flávio Maluf; o atual coordenador do Centro Julio Balieiro; o diretor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP) Carlos Eduardo Ambrósio; e o chefe do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da FMVZ-USP Francisco Palma Rennó. Estiveram presentes professores, alunos da instituição, representantes de associações de classe e a equipe da PremieRpet®.
Todos ressaltaram o empenho e as qualidades de Brunetto. Para Balieiro, ele se destacava na Universidade em ensino, pesquisa, extensão. “Com a inauguração do Cepen pet ele expandiu ainda mais seu trabalho junto a graduandos, pós-graduandos e pesquisadores. Não é uma tarefa fácil estar na gestão deste Centro, mas temos o dever de continuar o legado desse belo trabalho que Marcio nos deixou,” defendeu.
Além da homenagem, o evento também destacou a importância dos trabalhos realizados no Cepen pet para o avanço da nutrição de pequenos animais e apresentou a ampliação das áreas internas e externas do canil. “Com essa reforma, tivemos uma duplicação do espaço do canil e, consequentemente, da nossa área de produção científica. Nos preocupamos em garantir uma estrutura completa para os animais, atendendo a todas as necessidades de cuidados e bem-estar”, explicou Visintin.
As pesquisas produzidas no Cepen pet colaboram para gerar novos conhecimentos. Já foram publicados 70 artigos científicos em revistas, sete livros e 193 resumos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de 30 premiações em diferentes frentes.
Estrutura
O Centro de Pesquisas oferece 1.200m2 de área construída e infraestrutura completa: auditório, sala de aula, sala de reuniões, canil e gatil, laboratório equipado para análises clínicas, sala de matérias-primas, ambulatório, sala de banho e tosa, dormitórios para estudantes e escritório administrativo. Além disso, oferece disciplinas teóricas e práticas relacionadas a nutrologia, além de uma estrutura completa para pesquisas, estágios e programas de aprimoramento.
Cepen pet e PremieRpet: uma parceria de sucesso
Inaugurado em 2017, o Cepen pet representa um modelo bem-sucedido de associação entre iniciativa privada, universidade e comunidade em prol da realização de pesquisas de alto nível e impacto na área de nutrição de cães e gatos. É uma realização da PremieRpet® junto à FMVZ, com o objetivo de colaborar para a formação de profissionais, potencializar a geração de conhecimento, expandir os horizontes de atuação e apoiar o desenvolvimento de alimentos que colaborem para a saúde e longevidade de cães e gatos.
“A PremieRpet® investe em pesquisa desde a sua fundação, há quase 30 anos. Hoje, a produção científica dos alunos e orientados do Cepen pet é destaque em congressos nacionais e internacionais, graças ao trabalho conduzido pelo professor Marcio Brunetto, que colocou o Brasil em posição de referência na área de nutrição e nutrologia de cães e gatos. Temos muito orgulho de ser a primeira empresa do setor a trabalhar junto à comunidade veterinária acadêmica do Brasil para atingirmos um novo patamar de qualidade para a nutrição de cães e gatos”, afirmou Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet®.
Segundo Visintin, a parceria entre a FMVZ e a PremieRpet® é fundamental para impulsionar o desenvolvimento acadêmico e o mercado. “Toda essa infraestrutura do Cepen pet garante as condições necessárias ao desenvolvimento de pesquisas, formação de especialistas na área de nutrologia de cães e gatos e, consequentemente, o desenvolvimento social do país”, finaliza.