Avaliação clínica de ovinos é tema de livro inédito no Brasil 

Avaliação clínica de ovinos é tema de livro inédito no Brasil

No cenário mundial, o mercado de leite de ovelhas é relativamente pequeno em comparação com outros tipos, como o de vaca, mas possui uma importância significativa em regiões específicas como Grécia, Turquia, Espanha, Nova Zelândia e alguns países do Oriente Médio e Norte da África que são grandes produtores e consumidores desse leite  por sua qualidade, sabor e por produtos derivados como queijos e iogurtes, que têm forte tradição cultural e gastronômica. 

No Brasil, o mercado de leite de ovelhas é bem menor em escala, mas vem apresentando crescimento em nichos específicos. O país possui uma produção mais concentrada em regiões como o Nordeste. Embora a produção seja limitada,  a professora Lilian Gregory, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP,   acredita na expansão desse mercado devido ao aumento do interesse por produtos artesanais, queijos e derivados de alta qualidade. 

Para a pesquisadora, apesar de o Brasil possuir um rebanho considerável de pequenos ruminantes (32 milhões de cabeças)- maior que o da Espanha e Portugal-  a cadeia produtiva de ovinos e caprinos ainda é desorganizada, resultando em baixa produção de qualidade e produtos caros que não chegam à população em geral. “Há a necessidade de melhorar a qualidade, organizar a cadeia e valorizar a produção, como o trabalho que vem sendo feito pelo Instituto de Zootecnia em São Paulo”, destaca. 

Lilian ressalta o potencial econômico da criação dos pequenos ruminantes, especialmente para a agricultura familiar, pois oferece um retorno financeiro superior ao de bovinos para o pequeno proprietário, que vai produzir artesanalmente, contribuindo para a fixação do homem no campo e para a melhoria da alimentação nas grandes cidades com produtos de qualidade e menor uso de fertilizantes químicos, alinhando-se a princípios da agroecologia.

Desse modo, também falta no Brasil publicações voltadas para esse tipo de produção. Todo esse contexto a levou à publicação da obra Avaliação Clínica na Espécie Ovina,  da Editora Emó, que oferece  conteúdo abrangente e atualizado sobre os principais procedimentos e critérios utilizados na avaliação clínica de ovinos. É considerado inédito no Brasil pela sua profundidade e riqueza de informações, preenchendo uma lacuna, já que a literatura nacional é mais focada em bovinos. 

Com 570 páginas, o livro se destaca pelo rigor técnico aliado a uma linguagem clara e objetiva. É ricamente ilustrado com mais de 130 fotos, diagramas e quadros explicativos, facilitando a assimilação dos conteúdos e a aplicação prática dos conceitos. Cada etapa do exame clínico é apresentada em detalhes, permitindo ao leitor compreender plenamente os fundamentos e técnicas envolvidas. Aborda aspectos importantes  que impactam diretamente a saúde dos animais, como condições das instalações, densidade populacional, ventilação, temperatura ambiente, presença de gases, qualidade da cama, alimentação e manejo. A obra oferece o conhecimento necessário para  estudantes, médicos-veterinários e produtores melhorarem a sanidade, o manejo e, consequentemente, a qualidade dos produtos.

É resultado de uma parceria Brasil-Espanha, em que Lilian adaptou  para a realidade brasileira os conhecimentos e a vasta experiência na produção e clínica de ovinos dos professores da Universidad de Zaragoza  Juan José Ramos Antón, Luis Miguel Ferrer Mayayo e Della Maria Lacasta Lozano. 

A iniciativa de adaptar e aprofundar essa expertise internacional para a realidade brasileira, é crucial, pois a obra contribui para a capacitação de produtores e dos profissionais e, por consequência, ajuda a organizar a cadeia produtiva, a aumentar a qualidade e o valor dos produtos de pequenos ruminantes e, por fim, a fortalecer a agricultura familiar e fixar o homem no campo, gerando lucro e um impacto socioeconômico positivo, conforme as perspectivas  do mercado brasileiro.