Símbolos da FMVZ

         

Símbolo do Centenário

Eleito pela comunidade da Faculdade, em um concurso realizado em abril de 2018,  o símbolo do ano do Centenário da Faculdade foi criado pela pós-graduanda Roberta Leite, do Departamento de Reprodução Animal.

 
 
Brasão
 
O selo da FMVZ, criado de acordo com  Resolução USP nº 5.870, de 27 de setembro de 2010, tem forma circular. No  semicírculo superior os dizeres
“Universidade de São Paulo” e no semicírculo inferior “Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia”.  No centro, vê-se a Minerva passante em terreno e empunhando, o cajado de pastor e a vara com serpente enrolada e acompanhada por um equino.
 
    
 
Logomarca
 
Criada em 2010, pelo servidor Alexandre Merlos Ruiz, tem o objetivo de destacar a palavra Veterinária e sua associação à Universidade de São Paulo, mantendo-se a leitura mesmo em tamanhos reduzidos e em seus diversos usos.
 
 

Em 2018, a pedido do então diretor José Antonio Visintin, o servidor Alexandre de Merlos Ruiz fez adaptações à logomarca e acrescentou as  iniciais da Universidade de São Paulo associadas às iniciais da Faculdade.

Minerva – deusa romana

A figura de Minerva foi utilizada no primeiro Brasão da Escola de Medicina Veterinária de São Paulo, criado na década de 30 por Filisberto Ranzini, então funcionário do Escritório de Ramos de Azevedo.

Surgiram algumas versões da Minerva, mas a atual passou a ser utilizada para representar a Faculdade, a partir da década de 1960.