Recepção à Turma 100

INGRESSANTES 2019
Foto: Ivete Silva/ACOM FMVZ USP

Início de ano letivo é normalmente bastante agitado na USP, pois durante uma semana, uma programação intensa, coordenada por veteranos, é desenvolvida com o objetivo de integrar os novos alunos à USP e às faculdades.

De 18 a 23 de fevereiro, os 80 alunos da Turma 100, que marca o Centenário do curso de Medicina Veterinária da FMVZ USP, participaram com seus familiares da abertura da programação. Os novos estudantes receberam boas-vindas do diretor José Antonio Visintin, além de uma palestra sobre a história da Faculdade, proferida pelo professor Enrico Lippi Ortolani, do Departamento de Clínica Médica.

Entre as atividades, um dos  momentos mais emocionantes foi o plantio do Ipê símbolo da turma. Nesse ritual, e na presença dos familiares, cada aluno jogou uma porção de terra na muda da árvore que crescerá e com suas flores e sombra, contribuirá para a beleza do ambiente. Assim, espera-se que a os calouros, com a vivência e o conhecimento dos próximos cinco anos de curso possam contribuir para melhorar a vida dos animais e dos homens, como retribuição à sociedade. 

Duas atividades focaram na preservação da auto-estima dos alunos. A blogueira Silvia Kineippe apresentou sua forma de enfrentar problemas psiquiátricos e o médico-veterinário Adilson Moura falou sobre venda de valor; como conquistar clientes para vender sempre, o que na prática, significa como lidar com o outro, evitar conflito e ser mais feliz.

Duas outras atividades apresentaram perspectivas de atuação do médico-veterinário: Uma mesa-redonda com a participação dos médicos-veterinários Solange Mikail, do Espaço Equus; Felipe Borges Soares, capitão do 2º Batalhão da Polícia do Exército Brasileiro; e da professora Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo. 

Além de conhecer as estruturas administrativas, acadêmicas e estudantis, os novos alunos receberam informações sobre segurança  no Campus e conheceram o aplicativo Campus USP.

No sábado (23), atividade de fechamento da programação, reuniu veteranos, calouros, diretor, professores e funcionário em um mutirão para melhorar os espaços da Faculdade. Veja como foi aqui.

A Turma 100 iniciou as aulas no dia 25 de fevereiro, já no Centro Didático. Veja mais informações aqui.

A Comissão de Recepção aos Ingressantes 2019 foi coordenada pela professora Mayra Elena Ortiz D’Ávila Assumpção do Departamento de Reprodução Animal (VRA) e teve a participação dos veteranos André Amaral Trindade, Beatriz Pacheco Baldini, Camilla de Barros Souza, Gabriela Siqueira Di Leo, Henrique Lage Hagemann, Isaias Roveri Garcia, Júlia da Mata Góes Silva, Lívia de Arruda Garcia, Marcos Vinício Alves, Mariana Sardenberg Rotatori, Pedro Ernesto Lobato Noronha, Victor Proença Salum Apolinário.

O apoio financeiro para realização das atividades foi da empresa parceira Royal Canin, com contribuições de serviços e materiais das empresas PetGames e RannPlast, além das entidades estudantis Atlética, Centro Acadêmico e Empresa Júnior de Assistência  Veterinária.