Laboratório de Zooterapia da FMVZ USP é homenageado em evento internacional sobre autismo

Em abril, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Helicicultura e Zooterapia (LABEPEHZO) do Departamento de Nutrição Animal (VNP)  da FMVZ USP recebeu menção honrosa, no TEAbraço 2019, durante a Semana Internacional do Autismo, realizada  em Ribeirão Preto – SP. No Brasil, é considerado um dos mais importantes da área.

A equipe do Laboratório realizou uma oficina didática com a finalidade de mostrar de que forma o contato com animais pode estimular a socialização, o raciocínio e a integração sensorial de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para a professora Maria de Fátima Martins, que coordena o LABEPEHZO, o prêmio tem importante significado, pois “é  resultado de um trabalho árduo de uma equipe que, há 20 anos, se dedica aos estudos da zooterapia na Medicina Veterinária”, destacou.

A equipe do Laboratório é formada por médicos-veterinários de Práticas Profissionalizantes, bolsistas do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP, voluntários de diversas formações e alunos da disciplina do VNP Zooterapia na Medicina Veterinária ministrada pela professora Maria de Fátima.

As ações realizadas, envolvem cursos e oficinas oferecidas em escolas e casas de acolhimento a idosos. Para mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos contate a coordenadora do Laboratório pelo e-mail fmartins@usp.br.

Fotos: Acervo do LABEPEHZO