Contribuições de pesquisadores do VRA na salvação de espécies silvestres

Pesquisadores do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ) da USP atuam no Reprocon,  importante instituto de pesquisa voltado para reprodução animal com objetivo de conservação, formando “uma linha de frente” na proteção da onça-pintada, ameaçada de extinção em vários biomas brasileiros.

O Reproduction for Conservation (Reprocom) tem entre seus renomados fundadores as professoras Cristiane Schilbach Pizzutto e Anneliese de Souza Traldi, ambas do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade.

Segundo Cristiane, a atuação dos pós-graduandos da FMVZ e do Reprocon envolve também pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É uma parceria focada em projetos principalmente com onças-pintadas, mas também com outras espécies como cachorros-do-mato, lobos-guará, entre outras. Buscamos desenvolver biotecnologias reprodutivas e protocolos para inseminação artificial e fecundação in vitro” explicou.

Entre os resultados da união desses pesquisadores estão a criação do primeiro banco de material genético de onça-pintada do mundo, que pode ser utilizado na produção de embriões e inseminação de fêmeas na natureza e atuação junto aos órgãos nacionais de preservação de animais silvestres.

Veja nas reportagens abaixo, ações com a participação do mestrando Thiago Luczinski e do doutorando Pedro Nacib Jorge Neto.

Mortes de onças-pintadas no Pantanal – Programa Domingo Espetacular

Primeiro banco de sêmen de onça-pintada do mundo – Jornal Nacional

Coleta de material genético no Pantanal – National Geographic

Clique aqui para saber mais sobre a pós-graduação em reprodução de animais.

Foto de Gustavo Fonseca, para a Revista National Geographic: Os pesquisadores Pedro Nacib Jorge Neto, à direita, Gediendson Ribeiro de Araújo, ao fundo, e Thiago Luczinski, navegam pelo rio Miranda segurando uma antena de ondas VHF em busca de uma onça-pintada com colar.