Pesquisa desenvolvida no VCI fica em segundo lugar em Congresso da USP

Pesquisa do VCI é segundo lugar em prêmio promovido pela USP

A busca por opções de tratamento para os casos de fratura com perda de tecido ósseo em grandes animais foi o ponto de partida do trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Biomecânica e Regeneração Óssea do Departamento de Cirurgia da FMVZ-USP, premiado em Congresso de Engenharia Tecidual, realizado on-line pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e pela Faculdade de Medicina (FM), ambos da USP, em dezembro de 2020.

O trabalho Nanocompósito como Substituto Ósseo na Regeneração de Fraturas na Medicina Veterinária: Achados de Imagem e Histológicos iniciado há quase 10 anos, com o apoio da Fapesp, ficou em segundo lugar na classificação do Congresso.

A apresentação foi feita por Geissiane Moraes Marcondes, pós-doutoranda da FMVZ reunindo resultados de pesquisa de seu próprio doutorado e do de Nicole Fidalgo Paretsis, doutora pelo Departamento de Cirurgia (VCI) da FMVZ-USP.

Segundo Geissiane, o tratamento de fraturas em grandes animais é um desafio para os médicos-veterinários, principalmente nos casos de perda de tecido ósseo. “Nesses casos, as técnicas de osteossíntese nem sempre são suficientes para adequada regeneração óssea, sendo necessários substitutos que possam atuar de forma coadjuvante para preenchimento de possíveis falhas”, explicou.

Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo professor André Luís do Valle De Zoppa, a pesquisa trouxe achados de imagem e histológicos que sugerem que os biomateriais estudados (nanocompósito à base nanotubo de carbono, quitosana e hidroxiapatita, com e sem a adição de células-tronco mesenquimais) são biocompatíveis e possuem potencial de osteocondução.

Zoppa analisa que “a formação da equipe com pesquisadores renomados foi essencial para que se tivesse acesso a diferentes opções de testes que contribuíram para as conclusões do trabalho”.

“A pesquisa prossegue, mas os achados são animadores”, conclui Zoppa.

Confira o resumo do trabalho aqui.