Inscrições abertas

Até 31 de julho, estão abertas as inscrições para participação no  Standing Committee on Animal Welfare (SCAW) da International Veterinary Students’ Association  (IVSA). Podem se inscrever estudantes de faculdades associadas, que é o caso da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Para se inscrever, os interessados devem contatar o atual presidente da IVSA USP Arthur Cobayashi,  celular  12 98100-6832 ou com a vice-presidente Amanda Fernandes, contato  11 98778-4545. 
A IVSA é a maior Associação Internacional de Estudantes de Veterinária do mundo, com mais de 38 mil membros, em mais de 190 universidades, espalhadas por 70 países ao redor do mundo.
 
Sobre 
A FMVZ USP se associou à IVSA em agosto de 2020 e, pela primeira vez, alunos brasileiros participaram (e venceram) a competição  Animal Welfare Week Competition (AWWC),  promovida anualmente  pelo Standing Committee on Animal Welfare da IVSA.  A equipe da FMVZ concorreu com mais de 190 unidades representando mais de 70 países, o que mostra a relevância da conquista. A AWWC  realiza eventos locais com o tema de bem-estar animal, trazendo à tona problemáticas das mais diversas áreas e impactando positivamente as pessoas envolvidas, sejam elas estudantes e profissionais de Medicina Veterinária ou leigos.
 
O projeto vencedor foi realizado inteiramente pelos alunos. Envolveu mais de 200 participantes,  liderados pelos alunos Arthur Cobayashi Guerra, Sara Altíssimo Pacito, Júlia Quental Caribé e Paola Polesi Bonaldi.

Em 2020, por causa da pandemia a competição, que acontece uma vez ao ano, ocorreu de forma virtual. Empolgados, os participantes aguardam o próximo evento para, mais uma vez, representar a Faculdade

Testemunhos

“Foi muito gratificante participar da Semana de Bem-Estar da SCAW, não apenas por aprender o conteúdo ministrado, mas também por conseguir atingir um público abrangente com relação ao conhecimento. Além disso, foi excelente para aprimorar o trabalho em equipe e a organização de um evento em todos os sentidos. Desafios são sempre bem aceitos pelos alunos da nossa faculdade e são realizados com sucesso, como o que ocorreu com o evento em questão, em que obtivemos grande apreço pela SCAW. Estamos muito felizes pelos ótimos resultados! Adorei participar e faria novamente.”  (Paola Polesi Bonaldi) 


“Foi uma experiência bem legal organizar a Animal Welfare Week e poder participar de uma competição internacional, ainda mais com a IVSA – São Paulo campeã! O trabalho em equipe foi muito importante para conseguir realizar tudo a tempo e garantir um evento de qualidade.  Com a organização desse evento, além de aprender sobre o tema que escolhemos falar e que é pouco comentado, bem-estar de animais ferais e sinantrópicos, também foi ótimo poder colocar em prática habilidades de organização de evento, como montar cronograma, contatar palestrantes e resolver eventuais problemas técnicos.” (Júlia Quental Caribé)

“Organizar uma Semana do Bem-Estar Animal como essa promovida pela IVSA nos dá a motivação necessária para esse momento tão difícil que estamos vivendo. A semana devia causar impacto na comunidade e, por isso, escolhemos um assunto incomum, animais ferais e sinantrópicos. Foi extremamente satisfatório desenvolver essa temática ao lado de pessoas tão comprometidas e competentes. O que fica é a gratidão por esse evento ter dado tão certo!” (Sara Altíssimo Pacito)

“Participar da Semana do Bem-Estar foi uma ótima experiência, pois pudemos trabalhar com temas pouco debatidos até mesmo dentro do meio da Medicina Veterinária, sobretudo acerca do bem-estar de animais sinantrópicos. Ter o nosso trabalho reconhecido pelo Standing Committee on Animal Welfare (SCAW) foi muito recompensador e uma grande honra.”  (Arthur Cobayashi Guerra)

“O prêmio deu visibilidade à FMVZ e seus alunos de forma global, como um grande polo de estudo sobre bem-estar animal”, destaca Gabriel de Assis Duarte, da turma 81, o primeiro presidente da instituição organizadora e atual MOD, responsável por associar novas faculdades. Os devem contatá-lo pelo celular 11 97585-2802.  

Para mais informações, visite o site da IVSA SP.