Ilustre personagem da história da FMVZ USP recebe prêmio sobre inovação

Hoje (1º), o professor aposentado Benedicto Wlademir de Martin será um dos homenageados no Prêmio USP –  Trajetória pela Inovação – Edição 2019, pelo reconhecimento da excelência dos resultados de suas pesquisas e ações  realizadas na USP.

O evento, organizado pela Reitoria da Universidade de São Paulo, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Agência USP de Inovação,  acontece de forma remota, das 14 às 15 horas.

A comunidade FMVZ USP se orgulha de sua memorável contribuição acadêmica e de pesquisa à Medicina Veterinária da Universidade e do Brasil.

Atualmente

Martin, com 86 anos, vive com a esposa, a pedagoga Maria José Barros Moreira de Martin, que tem 88 anos. Se conheceram em um baile e namoraram por cinco anos. Casaram-se e tiveram dois filhos. Segundo Zezé, como gosta de ser chamada, em agradecimento pela vida que tiveram, adotaram mais dois filhos.

Zezé diz que o marido foi sempre muito querido e, além de seu trabalho na USP, durante 26 anos se dedicou à sua clínica veterinária que ficava bem perto da casa deles. Hoje, vivem felizes no centro da família que construíram carinhosamente.

Egresso

Martin graduou-se em 1959, pela FMVZ USP, onde também fez mestrado e doutorado. Em 1961, foi contratado como médico-veterinário junto à Seção de Radiodiagnóstico e Fisioterapia da FMVZ e se aposentou em 1991, como professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade.

No decorrer de sua carreira, sempre se mostrou inovador e suas realizações têm reflexos até hoje. Foi o fundador do Hospital Veterinário (HOVET) da FMVZ – USP, onde foi diretor de 1981-1989. Criou em 1983, o programa de Residência Veterinária e em 1984, inaugurou o HOVET de Pirassununga, único, por longo período, a oferecer atendimento a pequenos animais de propriedades rurais daquela região.

Além disso, criou a primeira disciplina de Fisioterapia e Radiodiagnóstico no Departamento de Cirurgia e Obstetrícia da FMVZ-USP, em 1970. Sua atuação também se destaca junto à Faculdade de Medicina (FM) da USP, onde, em 1990, começa a colaborar com o Centro de Medicina Nuclear na implantação do sistema experimental de avaliação da eficiência de radiofármacos e nos esforços para a criação da Unidade Experimental Assistida.

Após sua aposentadoria, em 1991, continuou a fomentar o desenvolvimento da especialidade de Radiologia Veterinária no Brasil, participando como sócio-fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária, além de fundador e primeiro presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária, em 1995.