Para contar a história da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, é preciso voltar 100 anos no tempo; muito antes da criação da Universidade de São Paulo.

O curso que deu origem à Faculdade foi criado em 18 de dezembro de 1919, no Instituto de Veterinária que funcionava no Instituto Butantan, mas à época, era subordinado à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

Em 15 de abril de 1924, o Instituto de Veterinária troca de endereço com o Instituto Vacinogênico e passa a funcionar na Rua Pires da Mota, nº1, no bairro Aclimação.

O Instituto de Veterinária foi reorganizado e, em 31 de dezembro de 1928, criou-se  a Escola de Medicina Veterinária de São Paulo, no mesmo endereço.

Em  25 de janeiro de 1934, a Escola de Medicina Veterinária de São Paulo foi uma das sete instituições de ensino superior que deram origem  à Universidade de São Paulo. Em 19 de dezembro de 1934, passa a se chamar Faculdade de Medicina Veterinária (FMV). Sua primeira turma formou-se em 1938, dando seguimento à formação profissional dos médicos-veterinários de São Paulo.

Em 1957, a FMV passou a contar com uma das melhores infraestruturas na área de produção animal do Brasil, após a incorporação de uma fazenda localizada em Pirassununga, com 2,2 mil hectares; maior campus da USP, atual Campus Fernando Costa.

A partir do final da década de 1960, as instalações da FMV vão se transferindo para as instalações na Cidade Universitária.

Em 1965, foi a primeira instituição brasileira a oferecer curso de pós-graduação na área de Veterinária. Em 1969, passa a ser denominada Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Em meados da década de 1980, são iniciadas as obras do complexo atual, para onde foram transferidos os departamentos da Faculdade.

Em 1981, foi criado o Hospital Veterinário (Hovet), pioneiro no Brasil na realização de atendimentos por especialidades.