Diretoria da FMVZ-USP cria nova comissão assessora

Diretoria da FMVZ-USP cria nova comissão assessora

Comunidade tem papel importante em sua atuação

Criada em abril de 2022, pela portaria FMVZ nº 03/20022, Comissão Assessora da Diretoria para Gestão Integrada – Saúde, Ambiente e Segurança da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP (GI-SAS/FMVZ-USP) tem a missão de contribuir para a otimização de recursos, processos e procedimentos para garantir e melhorar a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. Suas ações serão norteadas por legislação oriundas do Congresso Nacional; Ministérios da Saúde, Meio Ambiente, Trabalho, Justiça e Segurança Pública;  Exército;  e Polícias Federal e Civil.

Composição

A Comissão é composta pela professora  Evelise Oliveira Telles (presidente), a funcionária Márcia dos Santos Matos Rizzi (vice-presidente), representantes dos departamentos, das assistências, dos Museus da Faculdade, da Biblioteca, do Hospital Veterinário, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).

Importância

Segundo o diretor José Soares Ferreira Neto, o que motivou a criação do da Comissão foi a necessidade de se tratar os temas laborais de saúde, ambiente e segurança com maior tração. Utilizar como referências as melhores práticas foi um dos pontos de partida.

“Fizemos um benchmarking com instituições de ensino e pesquisa internacionais de alto nível e verificamos que o assunto era gerido de forma integrada por órgão ligado à alta administração da Reitoria instituída. Como não existe na USP um órgão correlato, criamos a Comissão na FMVZ”, explicou. 

Origem

A Comissão substitui e amplia a atuação do Grupo de Trabalho para Gestão Integrada – Saúde, Ambiente e Segurança (GT-GI) criado em 2019, com o mesmo propósito. Segundo Evelise, os resultados do GT foram tão positivos que acabaram por evidenciar a importância deste tema fazer parte da pauta diária da Unidade e, agora, será levado ao maior e mais importante colegiado da instituição, a Congregação.   

Evelise analisa que “a GI-SAS/FMVZ-USP terá como maior desafio a motivação da comunidade para assumir que saúde e segurança no ambiente de trabalho é mais do que direito de todos, é dever de cada um de nós”.

Para saber mais, visite o site da Comissão.

Conheça a origem da GI-SAS.