FMVZ é a vencedora do prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros de 2021

Por Erika Yamamoto
Publicado originalmente por Jornal da USP em 17/12/2021

[A partir da esquerda] José Soares Ferreira Neto, Vahan Agopyan, Antonio Carlos Hernandes, Edmund Chada Baracat, Maria Vitória Lopes Badra Bentley e Maria Lucia Zaidan Dagli – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) foi a vencedora do prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2021. A distinção é concedida anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação de atividades para receber os novos estudantes da Universidade.

“Todos os anos, 11 mil jovens ingressam nos cursos de graduação da Universidade, cheios de entusiasmo e vontade de absorver o que temos de melhor. Não podemos frustrá-los, por isso a semana de recepção e o acolhimento desses alunos é tão importante”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) ficou em segundo lugar; o Instituto de Psicologia (IP) em terceiro; e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em quarto. Todas as unidades de ensino da USP que participaram da Semana de Recepção aos Calouros receberam menções honrosas.

Além do Troféu Recepção Legal e da placa de Semana de Recepção de Calouros 2021, a FMVZ também recebe um prêmio no valor de R$ 4 mil, para a aquisição de equipamentos de informática para o uso dos alunos de graduação, e passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

A cerimônia de premiação foi realizada ontem, dia 16 de dezembro, durante uma reunião do Conselho de Graduação, na Sala do Conselho Universitário.

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo e foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais. Neste ano, por causa da pandemia da covid-19, a semana foi realizada no formato virtual, entre os dias 12 e 16 de abril, com a campanha A USP transforma você transforma a USP.

O diretor da FMVZ, José Soares Ferreira Neto, lembrou que “passar do trote para uma recepção acolhedora dos jovens em um ambiente universitário foi um grande avanço para a USP” – Foto : Cecília Bastos/USP Imagens

Conselho de Graduação

A entrega do prêmio aconteceu durante a reunião do Conselho de Graduação. O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, lembrou que “o ensino de graduação é a vitrine da Universidade e a qualidade do nosso ensino está no fato de sermos uma universidade de pesquisa. Essa é uma reunião muito especial do Conselho porque é a primeira em que nos encontramos pessoalmente desde março de 2022, e também a última desta gestão reitoral”.

Aproveitando a solenidade, o reitor Vahan Agopyan e o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes se despediram do Conselho de Graduação e agradeceram o apoio e o trabalho de todos, especialmente nesses anos de pandemia. “A USP tem uma estrutura moderna e descentralizada, em que as diretrizes das atividades-fim são decididas por conselhos específicos que são essenciais para o desenvolvimento e a excelência da Universidade. Aqui, no Conselho de Graduação, vocês definem as diretrizes, a abordagem e o planejamento da graduação, além de levarem essas decisões para as unidades”, ressaltou Agopyan.