Evento comemorativo do Centenário da FMVZ em Pirassununga

No dia 23 de agosto, a FMVZ USP comemora mais uma vez o 100º aniversário do curso que deu origem à Faculdade; agora no Campus USP Fernando Costa, em Pirassununga SP.

A partir das 10h, no Prédio João Soares Veiga, os convidados serão recebidos para uma rica programação. Entre as atividades, haverá apresentação da Orquestra de Violeiros de Pirassununga, homenagens a professores e funcionários e personalidades e instituições que contribuem para as ações da Faculdade naquele município.

Uma exposição estática de todos os laboratórios da FMVZ em Pirassununga será montada em uma grande tenda que abrigará também uma mostra da Associação dos EX-Alunos do Instituto de Zootecnia e Indústria Pecuária (Izip).

Após o fim do cerimonial, as autoridades presentes seguirão para a inauguração da nova sede administrativa da FMVZ USP, na antiga casa do prefeito daquele campus. Simultaneamente, seis ônibus serão colocados à disposição dos convidados para participarem de um rápido tour pelas instalações utilizadas pela Faculdade. A partir das 14h, haverá almoço com música ao vivo, com previsão de término às 17h.

Os convidados devem confirmar presença até dia 21 de agosto, por meio dos telefones 19 3565-4119/4264/6848 e 11 3091-8358 ou pelos e-mails atpsfmvz@usp.br ou atacfmvz@usp.br.

A comissão organizadora do evento é presidida pelo diretor José Antonio Visintin e formada pelos professores do Departamento de Nutrição Animal (VNP), Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso, Francisco Palma Rennó, Marcio Antonio Brunetto e Marcos Veiga dos Santos; pela assistente administrativa da FMVZ em Pirassununga Maria Paula Habitante Thomas e pela secretária do VNP Fábia Silene Laderoza; e pela assistente acadêmica Joana Ferreira Vasconcelos e sua equipe.

100 anos de história

Para contar a história da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP é preciso voltar 100 anos no tempo; muito antes da criação da Universidade de São Paulo.O curso que deu origem à Faculdade foi criado em 18 de dezembro de 1919, no Instituto de Veterinária que funcionava no Instituto Butantan, que à época, era subordinado à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

Em 15 de abril de 1924, o Instituto de Veterinária foi transferido para a Rua Pires da Mota, nº1 – na Aclimação – em permuta com o Instituto Vacinogênico.

O Instituto de Veterinária foi reorganizado e criou-se em 31/12/1928 – A Escola de Medicina Veterinária de São Paulo que continuou no mesmo endereço do Instituto de Veterinária, ou seja, na Rua Pires da Mota nº1. A Escola de Medicina Veterinária de São Paulo foi uma das sete instituições de ensino superior que deram origem, em 25 de janeiro de 1934, à Universidade de São Paulo. Em 19/12/1934, criou-se a Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) na Universidade de São Paulo, formando sua primeira turma em 1938, dando seguimento na formação profissional dos médicos-veterinários de São Paulo.

Em 1957, à FMV foi incorporada uma fazenda com 2,2 mil hectares localizada em Pirassununga, maior campus da USP, atual Campus Fernando Costa, o maior centro de pesquisa na área de produção animal da USP.

A partir do final da década de 1960, as instalações da FMV vão se transferindo para as instalações na Cidade Universitária em São Paulo. O prédio atual teve suas obras iniciadas na década de 80, para onde foram transferidos todos os departamentos que constituem a FMVZ USP.

Em 1965, foi a primeira instituição brasileira a oferecer curso de pós-graduação na área de Veterinária. Em 1969, passa a ser denominada Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Em 1981, foi criado o Hospital Veterinário (Hovet), pioneiro no Brasil na realização de atendimentos por especialidades.

Toda essa infraestrutura e realizações têm colaborado para colocar a área de Medicina Veterinária da USP em posições de destaque nos principais rankings internacionais.