Vencedores – Alunos da FMVZ-USP participam pela 1ª vez de importante competição internacional

Pela primeira vez, alunos da FMVZ-USP participam de importante competição internacional voltada para o bem-estar animal

No mês de novembro de 2020, 11 graduandos  do Grupo de Estudos em Bem-Estar Animal (Gebea) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP participaram, on-line, da 20ª edição da Animal Welfare Judging and Assessment Contest (AWJAC), organizada pela American Veterinary Medical Association (AVMA), ambas da Michigan State University (MSU).

O evento, que atraiu 250 competidores de 32 universidades do mundo, teve pela pela primeira vez a participação de representantes do Hemisfério Sul. Os brasileiros foram classificados entre os melhores competidores.  

Sobre a AWJAC

A IVSA Global conta com mais de 190 unidades em mais de 70 países diferentes. O evento, que é anual, tem o objetivo de criar cenários hipotéticos sobre formas de criação e manejo de animais com abordagem integrativa e associada ao bem-estar animal.

Durante a competição, os participantes ficam sabendo para qual animal terão de escolher as melhores condições de bem-estar com defesa e argumentação. Na edição de 2020, os animais abordados foram perus, contrastando duas unidades comerciais, e guepardos mantidos em dois zoológicos.

A competição foi idealizada em 2001, pelo docente da FMVZ-USP, Adroaldo José Zanella,  então professor da MSU. Atualmente  ele  é professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da FMVZ USP e coordenador do Centro de Estudos Comparativos de Saúde e Bem-Estar Animal (Cecsbe).

Preparação

 

 

A equipe da FMVZ, orientada por Zanella e pelo doutorando Thiago Bernardino de Almeida, realizou a revisão de mais de 30 artigos científicos, leitura de quatro manuais com informações para garantia de bem-estar das duas espécies estudadas e gravação de vídeos para treinar o tempo da argumentação e participaram de mais de 12 horas de encontros virtuais em Inglês.

Aprendizado

Segundo Zanella, “os cenários apresentados pela competição permitiram que professores e estudantes exercitassem os seus conhecimentos de forma científica, além de obterem orientações sobre os critérios de avaliação do bem-estar dos animais”.

Para Mariane Marton, estudante do último semestre de Medicina Veterinária da FMVZ-USP,  a preparação para a competição foi intensa e desafiadora, mas extremamente gratificante. “A experiência provou que o trabalho em equipe, com pessoas engajadas e que dão o melhor de si em condições tão adversas, em meio a uma pandemia mundial, possibilita a obtenção de grandes resultados”, enfatizou.

Gabriel Lencioni, estudante do oitavo semestre da FMVZ-USP, diz que o evento também lhes deu a possibilidade de debater temas referentes a bem-estar animal com profissionais da área que são referências mundiais. “Toda essa bagagem servirá como alicerce para que haja um desenvolvimento maior do tema no Brasil. Além dos conhecimentos no campo acadêmico, também tivemos a oportunidade de aprimorar outras habilidades colocadas à prova, como a capacidade de planejamento e decisão”, disse.

Zanella acredita que avaliar o bem-estar animal pela óptica da ciência é o futuro. A Universidade de São Paulo apresenta um sólido programa de ensino, pesquisa e extensão na área de bem-estar animal. “A participação em eventos como esse são de suma importância para a formação de profissionais conscientes, diferenciados e preparados para a mudança que já está acontecendo”, finalizou.