Outorga de títulos no Departamento de Reprodução Animal da FMVZ-USP

Outorga de títulos do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ-USP

O Departamento de Reprodução Animal (VRA) da FMVZ-USP realizou no dia 18 de maio de 2022, no Auditório Pau-Brasil, cerimônia para  entrega formal de títulos. Estes foram outorgados pela Congregação da Faculdade em 25 de agosto de 2021, mas não puderam ser entregues presencialmente devido ao isolamento social,  por causa da pandemia do coronavírus.

Foram agraciados como Professor Emérito a docente aposentada do VRA Valquíria Hyppólito Barnabe por seu pioneirismo e contribuições relevantes na docência e na pesquisa, e como Doutor Emérito o professor  Michael John  D’Occhio,  da School of Life and Environmental Sciences Faculty of Science  The University of Sydney pelas suas importantes contribuições à internacionalização do VRA e da FMVZ-USP nas áreas de pesquisa e pós-graduação.

Valquíria Hyppólito Barnabe

Atua como professora sênior do Departamento. Iniciou sua trajetória na Faculdade  como aluna de graduação, de 1964 a 1968.  Voltou  como docente da FMVZ em 1972 e participou ativamente da criação do VRA em 1988. Junto com os professores Renato Campanarut Barnabe, José Antônio Visintin, Ed Hoffmann Madureira e Rubens Paes de Arruda, criou o Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (CBRA), inaugurado em 1990, no campus de Pirassununga.   

Ao longo de sua carreira na FMVZ-USP  foi chefe de departamento por diversos mandatos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Reprodução Animal, presidente da Comissão de Pesquisa, vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação  e assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Na década de 1980, foi responsável pela criação do Serviço de Inseminação Artificial, vinculado ao Hospital Veterinário (Hovet); e do Serviço Móvel de Inseminação Artificial, modelo revolucionário que, utilizando um automóvel com adaptações, oferecia serviço de avaliação de sêmen, inseminação artificial e transferência de embriões para várias regiões do Brasil. 

Foi responsável por diversas disciplinas de graduação e pós-graduação e orientadora de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Alguns deles se tornaram profissionais de referência na área de Reprodução Animal como os atuais  professores da Faculdade  José Antônio Visintin, Rubens Paes de Arruda, Marcílio Nichi, entre outros. Seus egressos também se destacam em instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais.

No Brasil, foi pioneira em diversas pesquisas na área de andrologia animal com a utilização de testes funcionais de análise de sêmen, estudo da andrologia de búfalos, pequenos animais, peixes, coelhos, cobaias, animais silvestres, entre outros.

Também foi pioneira na reprodução de grandes animais em ensino, pesquisa e extensão, inclusive por ser uma área tradicionalmente masculina. Seu destaque nessa área tornou-se inspiração para inúmeras pesquisadoras, profissionais de campo e professoras. 

Michael John  D’Occhio

O professor D’Occhio teve sua jornada iniciada no VRA em 1998, como palestrante. Em 1999, passou a contribuir como pesquisador visitante internacional em projetos de pesquisa na área de transferência de embriões e para realizar intercâmbio com os pesquisadores do Departamento, principalmente com os projetos conduzidos pelo laboratório coordenado pelo professor Pietro Sampaio Baruselli. Desde 2000, ministra a disciplina de pós-graduação Controle do Desenvolvimento Folicular e da Ovulação.

Confira as fotos do evento aqui.
Fotos: Acervo do VRA FMVZ-USP

Descrição das fotos –  A partir da esquerda:

Foto da capa – Professores Pietro Sampaio Baruselli (VRA; Michael John  D’Occhio; Valquíria Hyppólito Barnabe; Marcílio Nicchi; Camila Infantosi Vannucchi, chefe do VRA, José Antonio Visintin; e o diretor José Soares Ferreira Neto.
Foto 1- Professores do VRA José Antonio Visintin e Marcílio Nichi; Valquíria Hyppólito Barnabe e suas ex-orientadas  Andressa Dalmazzo e Roseli Gonçalves
Foto 2 – Harumi Shiraishi, secretária do Programa de Pós-Graduação do VRA e a professora Valquíria Hyppólito Barnabe 
Foto 3 – Professora Valquíria Hyppólito Barnabe;  sua ex-orientada Andressa Dalmazzo; e Harumi Shiraishi, secretária do Programa de Pós-Graduação do VRA
Foto 4 – Professores Michael John  D’Occhio e  Pietro Sampaio Baruselli (VRA)
Foto 5 – Professores José Antonio Visintin (VRA),  Michael John  D’Occhio    o diretor da FMVZ José Soares Ferreira Neto
Foto 6 – Diretor José Soares Ferreira Neto; Pietro Sampaio Baruselli (VRA); Michael John  D’Occhio; Otávio Bernardes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos; e José Antonio Visintin (VRA)
Foto 7 – Em pé: Diretor José Soares Ferreira Neto; Pietro Sampaio Baruselli (VRA); Otávio Bernardes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos; Michael John D’Occhio, José Antonio Visintin (VRA); Valquíria Hyppólito Barnabe; Andressa Falmazzo; Harume Shiraishi; Roseli Gonçalves; e assistente acadêmica Isabela Furegatti. Agachados, entre alunos de pós-graduação: os professores do VRA Marcílio Nichi e Camila Infantosi Vannucchi (chefe).