Doutorando do VNP tem sua tese entre as 10 melhores da França

Os 10 premiados - João Pedro Domingues ao centro, na primeira fileira
Professor Gameiro e Domingues

Com informações de Marina Bombo Perozzi Gameiro

No dia 26 de outubro, pós-graduando do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da FMVZ USP recebeu a maior honraria acadêmica do Ministério da Agricultura da França, a Médaille d’argent-Dufrenoy (Medalha Dufrenoy), concedida às melhores teses de doutorado defendidas no país em dez diferentes áreas do conhecimento.

A tese Metabolismo Socioecológico das Áreas de Produção Animal: enfoque da contabilidade ambiental, de João Pedro Domingues, doutorando do programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal e da escola de engenharia francesa  AgroParisTech, teve apoio da Capes e é resultado do acordo de dupla titulação entre a FMVZ USP e a escola francesa.

O trabalho, que aborda o metabolismo territorial da produção pecuária francesa segundo uma óptica ambiental e socioeconômica e que abre perspectivas inéditas de uma visão global em busca da sustentabilidade da produção pecuária, teve orientação,  em Paris, da Dra. Muriel Tichit do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) e do professor Augusto Hauber Gameiro, na FMVZ- USP.

Para  Gameiro, a medalha reconhece justamente o esforço e significativa contribuição de Domingues e do grupo da Dra. Muriel para o desenvolvimento da multidisciplinaridade entre as ciências animal e ambiental. “João Pedro é um exemplo de superação e excelência para os jovens pesquisadores brasileiros”, enfatiza o professor que trabalhou  na mesma equipe durante seu pós-doutorado na França, de 2015 a 2016.

Sobre a Medalha Dufrenoy
A honraria  oferecida pela Academia de Agricultura da França, vinculada àquele Ministério – tem como objetivo premiar teses de doutorado de alta qualidade desenvolvidas no país. As propostas para a concessão dessas medalhas são feitas anualmente por cada uma das dez seções da Academia, que determina os indicados. Os candidatos enviam suas teses para a Academia, descrevendo os principais destaques e contribuições. Pesquisadores de referência na área avaliam as teses e publicam uma análise para cada trabalho selecionado.  Apenas um laureado por seção e um pelo Bureau da Academia são propostos à Comissão Acadêmica, que entrega as medalhas aos premiados durante sessão solene que acontece no Ministério da Agricultura.

Para saber mais sobre a pesquisa
Artigos derivados da tese:  Past intensification trajectories of livestock led to
mixed social and environmental services e  Exploring trade-offs among indicators of performance and environmental impact in livestock areas.