Diretoria do Hovet busca excelência na gestão para enfrentar novos desafios

Com o objetivo de buscar a melhoria da gestão do Hospital Veterinário (Hovet) da FMVZ-USP, em 2020 sua diretoria resolveu contratar uma consultoria para auxiliá-los em uma revisão total da política de gestão. A ideia surgiu a partir dos objetivos traçados pelo grupo responsável pela gestão do Hospital em que a melhora dos serviços prestados à comunidade seria o ponto de partida.  “Foi preciso procurar soluções para reorganizar e melhorar o plano de gestão devido à defasagem do nosso quadro funcional, como resultado dos planos de demissão voluntária e aposentadorias, além da falta de perspectiva de novas contratações,” explica o diretor André Luis do Valle De Zoppa.

A instituição escolhida para a orientação desse projeto foi a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que já havia auxiliado o Hospital Universitário (HU) da USP.  No Hovet, as atividades foram iniciadas em novembro do ano passado, sob a coordenação do especialista Emerson Furlaneto. Perduraram até agosto deste ano, totalizando 104 horas, com envolvimento de 20 participantes entre gestores do Hospital; das Assistências Administrativa, Acadêmica, Financeira e de Comunicação; do Serviço Técnico de Informática; além de funcionários convidados.

Envolvimento da equipe

Segundo o vice-diretor Marcio Antonio Brunetto, a equipe se mostrou bastante acolhedora em relação à proposta de consultoria, mas foi preciso uma reorganização das atividades do Hospital para possibilitar a participação do maior número possível de funcionários. “Reservamos as tardes das segundas-feiras para as atividades.  Parte da equipe se manteve nos atendimentos enquanto a outra parte participava das atividades”, explicou.

Colheita dos frutos 

Na avaliação dos resultados da consultoria, a professora Carla Bargi Belli, coordenadora do Programa de Residência do Hovet, explica que a partir desta iniciativa consegue ter uma visão mais global e profissional sobre como deve ser organizado um processo de gestão. “Percebo que há de se ter método para uma maior organização e que precisamos ter como controlar e quantificar melhoras e pioras e não ficar apenas no ‘parece que’. Também vejo necessidade de melhorar a inter-relação entre setores diferentes para objetivos comuns”, destacou Carla.

Brunetto acrescenta que o suporte recebido foi importante para posicionar a diretoria sobre como estão e para onde devem focar as estratégias para os próximos anos, considerando os grandes desafios que virão.

Percepções do consultor

Para Furlaneto, trabalhar com uma organização que está tendo o primeiro contato com a metodologia da FNQ traz, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e uma grande satisfação, pois está sendo implantado o embrião da transformação no Hospital e na FMVZ. Segundo ele, a equipe mostrou grande vontade em adquirir um novo aprendizado e demonstrou empatia pelo assunto. 

Ele avalia que os participantes perceberam o quanto podem crescer do ponto de vista profissional e pessoal com os novos conhecimentos adquiridos e aconselhou: “Faço votos que a equipe continue a alimentar esse embrião, dentro da sua velocidade e que não abandone o que foi construído; que foi muita coisa. Deem um passo de cada vez, sempre buscando a melhoria contínua. A constância de propósito dos valores deve ser a base dessa mentalidade.”

Continuidade

Após o término do período da consultoria, as ações estão sendo implementadas por grupos formados para a continuidade do processo de revisão da política de gestão. As ideias surgidas antes e durante a consultoria serão colocadas em prática. Entre as prioridades estão a melhoria dos processos de compra, de execução dos serviços, de atendimento, avaliação dos serviços prestados, aumento da casuística, preservação de equipamentos, entre muitas outras ações que serão divulgadas oportunamente.

Zoppa destaca que o desafio encontrado pelo especialista da FNQ, assim como o desafio proposto por ele a todos os participantes deste projeto geraram um espírito de equipe e unidade, além de uma grande empatia entre Furlaneto e todo o grupo. “Para satisfação e gratidão de todos, como resultado houve a iniciativa de manutenção de encontros mensais com o especialista,” finalizou.

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