Dermatologia veterinária paulista em luto

Em 16 de dezembro de 2022, faleceu a médica-veterinária Márcia de Almeida Gonçalves, em São Paulo/Capital, aos 61 anos de idade.

Nascida em 28 de agosto de 1961, graduou-se em 1984 e fez parte da turma 46 da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Era filha de João Gonçalves, atleta  do Esporte Clube Pinheiros e campeão brasileiro e sul americano de judô e de pólo aquático.

Aluna brilhante, Márcia foi ganhadora do cobiçado “Prêmio Ernesto Antonio Matera”, outorgado a alunos de  destaque  pela FMVZ-USP e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária  de São Paulo (CRMV-SP). Em 1984, passa a trabalhar no Hovet-USP a convite do professor Carlos Eduardo Larsson, fundador  do pioneiro Serviço de Dermatologia Veterinária, em hospital veterinário-escola das Américas Central e do Sul.  Passou a atender casos oto-dermatopáticos, treinando alunos e médicos-veterinários residentes, elaborando trabalhos pioneiros na terapia da demodicidose canina, com formamídinicos (então revolucionário e exitoso protocolo dos anos 1980), desenvolvendo técnicas de exame otológico e de lavagem ótica até então não praticados na rotina clínica brasileira.

No Serviço do Hovet foi sucedida pelos médicos-veterinários Ana Luiza B.P.Ledon, Cibele R.N. Mazzei, Ronaldo Lucas, Mary O. Ikeda, Gustavo Seixas Dias, Simoni Maruyama e Carlos Eduardo Larsson Jr.

A Diretoria da FMVZ-USP consternada e, por questão de justiça, rende suas homenagens a esta competentíssima profissional que treinou e orientou os primeiros dermatólogos paulistas,  e se une à dor e ao sentimento de ausência da família Gonçalves.

Márcia Gonçalves, durante sua formatura, em 1984. Foto: cedida pelo prof. Carlos Eduardo Larsson