Clínica Móvel da FMVZ USP

 

Fotos: acervo da Clínica Móvel

Serviços oferecidos pela Clínica Móvel do Hospital Veterinário da FMVZ USP contribuem para a melhoria da produção animal em pequenas e médias propriedades, há  mais de 70 anos

O projeto criado na década de 1950, foi desenvolvido por graduandos, médicos-veterinários residentes e pós-graduandos da Clínica Médica de Bovinos e Pequenos Ruminantes do Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP tem capacidade para atender até 70 animais por ano.

Oferece monitoramento da saúde  de bovinos, caprinos e ovinos realizado por uma equipe técnica especializada, por um valor que permite o desenvolvimento sustentável das atividades da propriedade. 

A Clínica Ambulante também atua em conjunto com o atendimento hospitalar, em parceria com os órgãos de defesa sanitária em prol da saúde humana, além da saúde animal. Um exemplo desse trabalho é o caso em que um  produtor encaminhou dois animais ao Hovet. Um deles foi diagnosticado com brucelose, doença que traz muitos prejuízos ao produtor e causa várias doenças nos humanos. Segundo a coordenadora da Clínica, a professora Viviani Gomes, o animal contaminado foi encaminhado para abate, após acionamento da defesa agropecuária do munícipio onde o proprietário cria seus animais. “A partir daí foi realizada ação conjunta com a equipe da Clínica Ambulante e o serviço de saúde municipal, sendo detectados mais seis animais e três colaboradores da fazenda com a doença”, explica.

Reestruturada e modernizada em 2020, sob a coordenação de Viviani, a Clínica favorece sobretudo os produtores que não dispõem de transporte para levar os animais até as dependências da Clínica, localizada no complexo da FMVZ USP, em São Paulo/Capital.

A coordenadora esclarece que pretendem atuar na prevenção das doenças diminuindo o impacto negativo sobre a rentabilidade do sistema de produção e contribuir para melhorar a qualidade da produção e o bem-estar animal nas propriedades. Segundo ela, “esse trabalho proporciona à equipe a expansão do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e experiência a campo gerando parcerias e demandas correspondentes a conteúdos das disciplinas de graduação Clínica Médica de Ruminantes, Medicina Veterinária em Sistemas de Produção de Leite e Medicina Veterinária da Cadeia Produtiva da Carne”.

Do cadastramento à solução do problema

Os interessados em utilizar os serviços da Clínica precisam cadastrar a demanda. O caso é analisado pela equipe técnica e, se necessário é agendada uma visita à propriedade. No local, são realizados o diagnóstico da situação por meio da inspeção da infraestrutura e o preenchimento de questionário de análise de risco. Todos os procedimentos seguem rigorosamente as normas de biossegurança.

Os animais  são examinados e é feita a coleta de amostras de material para identificação de doenças. Os exames laboratoriais são realizados, em sua maioria, na própria Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes da Faculdade.

Após a avaliação das informações e obtenção dos resultados de exames, é produzido um relatório de atividades realizadas e outro com recomendações de ações para melhorias no sistema de produção. A visita pode ser periódica, para que exista acompanhamento regular da propriedade, se for interesse do produtor.

Custos do atendimento

São cobradas diárias de R$ 250,00 a R$ 500,00, de acordo com o tempo do atendimento, mais custos com o deslocamento da equipe, com exames, medicamentos, materiais e procedimentos cirúrgicos. Esses valores são utilizados para manutenção do projeto. 

“Futuramente, serão estabelecidas parcerias com a indústria e outras instituições que possam contribuir para diminuir os custos do projeto, e consequentemente, estender o atendimento a produtores com poucos recursos. O projeto demonstra a importância da participação do médico-veterinário buiatra na saúde humana e do rebanho”, conclui Viviane.   

Como contratar o serviço

Durante o isolamento social devido à pandemia do coronavírus, o atendimento da Clínica, nas dependências do Hovet, é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Já o atendimento diretamente nas propriedades, por meio da Clínica Ambulante, é feito às terças-feiras.

Ambos os serviços devem ser agendados pelo telefone 11 3091-1406, ou pelo e-mail cbpr.usp@gmail.com.