Celebração dos 100 anos do curso de Medicina Veterinária da FMVZ USP

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP celebra no próximo  dia 27 de junho, às 19 horas, no auditório do CDI USP, o centésimo aniversário do seu curso. A sessão solene vai reunir autoridades governamentais, científicas e acadêmicas,  autoridades municipais e estaduais, além da comunidade da Faculdade. Haverá apresentação da Orquestra de Câmara da USP e o lançamento do Livro com a reunião dos principais fatos históricos desse um século, ricamente ilustrado.

Para contar a história da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, é preciso voltar 100 anos no tempo; muito antes da criação da Universidade de São Paulo. O curso que deu origem à Faculdade foi criado em 18 de dezembro de 1919, no Instituto de Veterinária que funcionava no Instituto Butantan, que à época, era subordinado à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

Em 15 de abril de 1924, o Instituto de Veterinária foi transferido para a Rua Pires da Mota, nº1 – na Aclimação – em permuta com o Instituto Vacinogênico.

O Instituto de Veterinária foi reorganizado e criou-se em 31/12/1928 – A Escola de Medicina Veterinária de São Paulo que continuou no mesmo endereço do Instituto de Veterinária, ou seja, na Rua Pires da Mota, nº1.  A Escola de Medicina Veterinária de São Paulo foi uma das sete instituições de ensino superior que deram origem, em  25 de janeiro de 1934, à Universidade de São Paulo. Em 19/12/1934, criou-se a Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) na Universidade de São Paulo, formando sua primeira turma em 1938, dando seguimento na formação profissional dos médicos-veterinários de São Paulo.

Em 1957, a FMV passou a contar com uma das melhores infraestruturas na área de produção animal do Brasil, após a incorporação de uma fazenda, com 2,2 mil hectares, localizada em Pirassununga, maior campus da USP, atual Campus Fernando Costa.

A partir do final da década de 1960, as instalações da FMV vão se transferindo para as instalações na Cidade Universitária. E em meados da década de 80, são iniciadas as obras do prédio atual, para onde são transferidos todos os departamentos que constituem a FMVZ-USP.

Em 1965, foi a primeira instituição brasileira a oferecer curso de pós-graduação na área de Veterinária. Em 1969, passa a ser denominada Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Em 1981, foi criado o Hospital Veterinário (Hovet), pioneiro no Brasil na realização de atendimentos por especialidades.