Atuação do Projeto Rondon®SP em Itapeva

Em julho, a atuação do Projeto Rondon SP em Itapeva, São Paulo, resultou em várias ações que beneficiaram a população do município. A proposta  tinha como norte o desenvolvimento local participativo integrado e sustentável por meio de atividades que incentivassem a comunidade a se organizar política e coletivamente para superar as dificuldades e estimular suas potencialidades, além de fortalecer as políticas públicas existentes.

A equipe formada por professores e alunos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC); Universidade Metodista de São Paulo (Umesp); Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Universidade Santo Amaro (Unisa); Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (Fait); Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO/Uniararas); Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH); a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ USP); Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP); Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), totalizou 40 integrantes.

Da FMVZ USP, participaram  os alunos José Augusto Ferronatto, Aline de Jesus da Silva, Nathália Decaris, Cíntia Navaroo Alves de Souza e Isabella Yamada Brambila, coordenados pela professora Evelise Oliveira Telles do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS).

As ações realizadas envolveram os temas produção de leite; agroindústria familiar; violências doméstica, de gênero e comunitária; dependência química; envelhecimento; associativismo, construção de projetos comunitários e captação de recursos e plano diretor participativo. Foram desenvolvidos em cinco bairros, em um assentamento e na sede do município.

Fotos do acervo do Projeto aqui.
Relatório geral do Projeto.
Matéria do Jornal da USP sobre a atuação geral da Universidade em Itapeva.