Lançamento do site Hovet 40 anos +

Hovet comemora aniversário com novidades

Site vai reunir informações históricas do passado, presente e futuro do Hovet, com a ajuda da comunidade

Como parte das comemorações de seus 40 anos, o Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP  lança o site Hovet 40 anos +. A plataforma, que pode ser acessada aqui, reúne a história construída por docentes, funcionários, médicos-veterinários, residentes, graduandos, pós-graduandos e proprietários. Tem o objetivo de disponibilizar os fatos conhecidos e documentados na publicação comemorativa do Centenário da FMVZ, reunir depoimentos de personagens e suas contribuições na trajetória do Hovet, além de registrar os fatos de relevância histórica, à medida em que eles forem acontecendo.

Principais conteúdos do site

História – Uma linha do tempo destaca os principais acontecimentos referentes ao Hospital que foram descritos nas publicações comemorativas dos 100 anos da Faculdade. Os detalhes podem ser lidos acessando por link as páginas das publicações dedicadas ao Hospital.

Galeria

Históricas – Formada por fotos encaminhadas por funcionários e docentes, além de imagens que fazem parte do acervo histórico da Biblioteca Virginie Buff D’Ápice e das publicações do Centenário da FMVZ.

Nós – Está sendo formada por fotos de todas as pessoas com vínculo de trabalho com o hospital.

Depoimentos

História Oral – será composto por relatos em vídeo dos personagens da história do Hovet, começando pelos ex-diretores.

Minha História e o Hovet  – é uma homenagem a todos os profissionais que contribuem para que o trabalho produzido seja reconhecido por todos os públicos, como mostrou pesquisa de avaliação realizada em maio de 2022.  Será um espaço para depoimentos em áudio, vídeo ou texto, em que docentes, médicos-veterinários, funcionários, residentes, aprimorandos e estagiários poderão deixar registrada a importância do Hovet em suas vidas pessoais e profissionais.

Dessa forma, o site passa a ser um arquivo dinâmico dos registros dos acontecimentos que podem contribuir para a criação de narrativas em diferentes épocas, podendo ser explorado em datas comemorativas e em publicações históricas.

Para o atual diretor do Hovet, André do Valle De Zoppa, a criação do site Hovet 40 anos + é um marco na história do  Hospital. “Não pelo fato de ser um site comemorativo de sua criação, mas por ser uma possibilidade de manutenção e construção contínua da nossa história junto com o Hovet.”

“Por meio dele, poderemos conhecer a história do Hospital, da mesma forma que poderemos ampliar nossa participação dela, pois podemos contribuir encaminhando fotos do acervo pessoal, vídeos, depoimentos por escrito, e muito mais. Registre parte da sua história junto ao nosso querido Hovet. Eternize sua participação  para que outros possam conhecer”, convida Zoppa.

Os administradores do site, criado pela Assistência de Comunicação com a participação da Ana Silva, da Biblioteca da Faculdade; Fernando Lopes, da Assistência Administrativa; e da estagiária do Hovet, Gabriela Malara, esperam contribuições de toda a comunidade da Faculdade, seja comunicando erros, complemento de informação, envio de fotos e documentos que ajudem fazer desse site, o real repositório da brilhante história de um dos principais hospitais-escola da América Latina.