Enrico Ortolani recebe Prêmio Pablo Videla

Docente da FMVZ-USP recebe prêmio internacional de Buiatria no Chile

Francisco Lanuza Presidente da ABL, o médico-veterinário Enrico Ortolani e Angela Rendel Presidente do Congresso (Foto: Arquivo pessoal)

No último dia 26 de setembro, em Puerto Varas, Chile, durante o Congresso Latinoamericano de Buiatria, o professor aposentado Enrico Lippi Ortolani, do Departamento de Clínica Médica (VCM) recebeu o Prêmio Pablo Videla, concedido pela Associação Latinoamericana de Buiatria (ALB).

A cada dois anos, a honraria é destinada a um buiatra emérito latino-americano. O nome do brasileiro foi indicado pela Associação Brasileira de Buiatria e selecionado pela ALB entre candidatos de diferentes países. Até hoje, apenas nove profissionais já receberam a distinção — sendo este o segundo brasileiro. O primeiro, em 2017,  foi o professor Maurício Garcia.

A buiatria é a especialidade da Medicina Veterinária voltada ao atendimento clínico de ruminantes, com ênfase em bovinos. O prêmio leva o nome de Pablo Videla, renomado buiatra uruguaio que introduziu a especialidade na América Latina e atuou como vice-presidente da Associação Mundial de Buiatria.

Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes o presidente da ALB,  Francisco Lanuza, e a presidente do Congresso, Angela Rendel. Atualmente, a Associação Mundial de Buiatria é presidida pelo brasileiro  Ricardo Jordão, pesquisador do Instituto Biológico.