Adroaldo Zanella toma posse na Academia Brasileira de Medicina Veterinária

Docente da FMVZ-USP toma posse na Academia Brasileira de Medicina Veterinária

Cerimônia com os novos titulares da Academia Brasileira de Medicina Veterinária – Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Desde o dia 26 de setembro, a FMVZ-USP passou a ter mais um representante na  Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet). O professor  Adroaldo José Zanella, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), foi empossado junto a outros oito membros, em Sessão Solene realizada  no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no Rio de Janeiro. Ele assumiu a Cadeira nº 22, cujo patrono é Antônio Teixeira Vianna. Da FMVZ-USP, atualmente, fazem parte como acadêmicos eméritos os professores aposentados  José Cezar Panetta e Eduardo Harry Birgel e como patrono, o professor Mario D’Ápice (1909-1965).

Reconhecido por sua trajetória acadêmica e científica, Zanella foi também escolhido como orador oficial da turma de novos membros, reforçando em seu discurso o compromisso coletivo com a ética, a ciência e o conceito de saúde única — que integra os cuidados com os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

No discurso de posse como orador dos novos acadêmicos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Adroaldo José Zanella destacou a honra de integrar o seleto grupo, ressaltando a trajetória histórica da domesticação animal e sua importância para o desenvolvimento humano. Fez referências a mestres da área, como Milton Thiago de Mello, e à tradição da própria Academia, relacionando passado e futuro da Medicina Veterinária. Também expressou preocupação com a expansão desordenada de cursos de veterinária no Brasil, sobretudo na modalidade a distância, alertando para os riscos à qualidade da formação e à relevância da profissão. Abordou ainda temas globais, como mudanças climáticas, pandemias, biodiversidade, resistência antimicrobiana e bem-estar animal, reforçando a responsabilidade dos médicos-veterinários na saúde única e na sustentabilidade. Por fim, fez agradecimentos pessoais, lembrou a memória do pai — falecido em 26 de setembro, mesma data da posse — e concluiu reafirmando o papel central da Medicina Veterinária como ponte entre ciência, sociedade e humanidade.

 

Carreira

O professor Adroaldo José Zanella é formado pela PUC do Rio Grande do Sul (1983), fez doutorado em Bem-Estar Animal pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (1992), com pós-doc na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha, 1992-1996), com ênfase para o desenvolvimento de métodos não invasivos para a mensuração de estresse em diferentes espécies de animais domésticos e selvagens. Em 1996, criou o Programa de Comportamento e Bem-Estar Animal na Michigan State University, um dos mais influentes do mundo, obtendo experiência adicional na área de ensino na graduação e pós-graduação. 

Em 2006, assumiu a cátedra de bem-estar animal na Norwegian School of Veterinary Science em Oslo, Noruega, onde criou o programa de ensino e pesquisa em bem-estar animal. Na Noruega estudou o impacto das interações humano-animal no período pré-natal e na organização do cérebro em cordeiros. Desenvolveu protocolos de avaliação de bem-estar e estudou problemas comportamentais em suínos. Em 2011, assumiu a Cátedra de Bem-Estar e Saúde Animal no Scotlands Rural College (SRUC) em Edimburgo, onde coordenou o projeto AWIN (animal-welfare-indicators), financiado pela União Europeia, para desenvolver protocolos científicos de avaliação de bem-estar animal. 

Chegou à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP em julho de 2013, como professor de bem-estar animal. Em 2018, recebeu da World Veterinary Association Animal Welfare Award o Prêmio de Bem-Estar Animal por seus trabalhos no continente americano e a Medalha do Cinquentenário da Polícia Militar do Estado de São Paulo por meio do Comando de Policiamento Rodoviário por seus trabalhos relacionados aos estudos sobre prevenção e procedimentos operacionais padrão em acidentes com animais nas rodovias.