Nova diretoria foi empossada no último dia 27

“Vejo este cargo para o qual fui eleito como um momento de retribuição”, afirmou o novo diretor da Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ), José Soares Ferreira Neto, que tomou posse em cerimônia realizada no dia 27 de novembro, ao lado da nova vice-diretora da unidade, Denise Tabacchi Fantoni.

O evento foi realizado na Sala do Conselho Universitário, localizada no prédio da Reitoria, em São Paulo, e reuniu dirigentes da Universidade, alunos, professores e servidores da Unidade, além de representantes de empresas, de setores governamentais e de entidades de classe.

Também participaram da cerimônia o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e o presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Mário Eduardo Pulga.

FMVZ marca centenário com concerto, livro e homenagens
“Nossa escola, há exatos 100 anos, tem formado líderes e contribuído de maneira decisiva para resolver, por meio da boa ciência, os complexos problemas que se apresentaram e se apresentam”, afirmou Ferreira, que também citou exemplos dessa contribuição: “Os protocolos de IATF [inseminação artificial em tempo fixo], que têm revolucionado toda a pecuária nacional, foram desenvolvidos aqui. As áreas livres de doenças que há no Brasil, indispensáveis para as nossas exportações de carnes e produtos de origem animal, têm a digital da FMVZ. Os programas nacionais de controle de endemias zoonóticas também foram desenvolvidos graças à colaboração de professores desta Casa”.

“Nosso maior desafio, hoje, é a acreditação europeia para o ensino de graduação, que vai nos colocar definitivamente entre as Faculdades de Medicina Veterinária de classe mundial. Estar entre as melhores nos enche de orgulho, mas devemos evoluir, pois somos mantidos com recursos públicos”, destacou o novo diretor.

O reitor da Universidade, Vahan Agopyan, ressaltou que a FMVZ é uma das unidades fundadoras da USP. “Esta é uma de nossas unidades mais antigas e já trouxe para a Universidade toda uma tradição e uma história próprias. Por isso, os desafios são ainda maiores, porque a sociedade e suas expectativas mudaram muito, e rapidamente, nas últimas décadas. Tenho certeza de que, com o brilhantismo e excelência de nossa faculdade, vamos oferecer à sociedade a resposta que ela espera”, considerou.

Quem são
José Soares Ferreira Neto é médico-veterinário, mestre em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses e doutor em Patologia Experimental e Comparada, todos pela USP. Fez pós-doutorado em Programas Sanitários na Europa. É professor titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZ, consultor científico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para vários programas nacionais e coordenador do Centro Colaborador em Saúde de Animais Terrestres e Aquáticos do Ministério.

Denise Tabacchi Fantoni possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Patologia Experimental e Comparada e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária, todos pela FMVZ.  É professora titular do Departamento de Cirurgia e atua na área de Medicina Veterinária com ênfase em anestesiologia animal, abordando, dentro de suas linhas de pesquisa, os temas anestesia, analgesia, choque e ecocardiografia. Foi chefe do Departamento de Cirurgia e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária.